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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães-
dc.contributor.authorREBELO, Andressa Santos-
dc.date.accessioned2025-08-08T12:17:41Z-
dc.date.available2025-08-08T12:17:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationKASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães; REBELO, Andressa Santos. Abordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.24, Edição Especial, 2018. p.51-68.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64930-
dc.description[Todas as notas de rodapé, estão no final do texto]pt_BR
dc.description.abstractHá um crescente conjunto de pesquisas que se dedicam ao estudo da política da Educação Especial e da educação inclusiva no Brasil e de suas características. A partir do conhecimento dessa literatura, este artigo objetiva analisar possíveis mudanças de perspectivas na política pública de educação brasileira direcionada ao aluno da Educação Especial de 1974 a 2014. Para o desenvolvimento do trabalho, foram consultados documentos e dados oficiais disponibilizados pelo Ministério da Educação brasileiro e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse material foi analisado com interlocução da literatura sobre Educação Especial/inclusiva e política educacional, sob a perspectiva de que a política educacional é parte do conjunto de políticas sociais que, de modo mais evidente a partir da promulgação da Constituição de 1988, são concebidas e implantadas na tensão entre diferentes forças: das entidades em defesa dos espaços públicos, das instituições não governamentais e de organismos internacionais, dentro de contingências de cada momento histórico e das restrições econômicas no período. Conclui-se evidenciando desafios a serem enfrentados, especialmente ao que tange ao direcionamento de recursos públicos e às formas de atendimentos propostas.pt_BR
dc.format.extentp.51-68.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.rightsAcessoRestritopt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectpolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducação Especialpt_BR
dc.subjectinclusão educacionalpt_BR
dc.titleAbordagens da Educação Especial no Brasil entre final do século 20 e início do século 21.pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.rebecaBC/UFPEpt_BR
dc.description.accessibilityParcialmenteAcessivelpt_BR
dc.issued2018-
Aparece nas coleções:Artigo - Ciências Humanas

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Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASSAR. Abordagens da Educação Especial no Brasil. p.51-68.docx.pdf
  Acesso restrito
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