Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | NADIA, Tarcila Correia de Lima | - |
dc.contributor.author | MILANEZ, Denise Venâncio | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T13:45:32Z | - |
dc.date.available | 2025-08-08T13:45:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-16 | - |
dc.identifier.citation | MILANÊZ, Denise Venâncio. Caminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958 | - |
dc.description | . | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Botânica na educação básica enfrenta desafios relacionados à superficialidade e à falta de interesse dos alunos, o que destaca a importância da busca, por parte do professor, de metodologias mais dinâmicas para melhorar sua prática docente. Este trabalho teve como objetivo desenvolver, juntamente com os estudantes, através de uma Sequência Didática de caráter investigativo, um jogo pedagógico como ferramenta para o ensino de polinização. A abordagem incluiu a criação e montagem do jogo pelos próprios alunos, com o intuito de proporcionar maior engajamento e participação durante as aulas, além de promover uma aprendizagem mais efetiva. A avaliação da eficácia do recurso pedagógico inclui questionários de pré-teste e pós-teste, além de observação contínua ao longo do processo, permitindo uma análise abrangente do progresso de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram melhora significativa na compreensão do conteúdo, confirmando o potencial dos jogos pedagógicos como estratégias inovadoras e eficazes para tornar o ensino de Botânica mais dinâmico e atrativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática Investigativa | pt_BR |
dc.subject | Botânica | pt_BR |
dc.subject | Polinização | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Caminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9921692484771032 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8146147662720451 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) | pt_BR |
dc.description.abstractx | The teaching of Botany in basic education faces challenges related to superficiality and lack of interest from students, which highlights the importance of teachers seeking more dynamic methodologies to improve their teaching practice. This study aimed to develop, together with students, through an investigative Didactic Sequence, a pedagogical game as a tool for teaching pollination. The approach included the development and production of the game by the students themselves, with the aim of providing greater engagement and participation during classes, in addition to promoting more effective learning. The evaluation of the effectiveness of the pedagogical resource includes pre-test and post-test questionnaires, as well as continuous observation throughout the process, allowing a comprehensive analysis of the teaching and learning progress. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of the content, confirming the potential of pedagogical games as innovative and effective strategies to make the teaching of Botany more dynamic and attractive. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Denise Venancio Milanez.pdf | 10,37 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons