Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNADIA, Tarcila Correia de Lima-
dc.contributor.authorMILANEZ, Denise Venâncio-
dc.date.accessioned2025-08-08T13:45:32Z-
dc.date.available2025-08-08T13:45:32Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationMILANÊZ, Denise Venâncio. Caminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64958-
dc.description.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Botânica na educação básica enfrenta desafios relacionados à superficialidade e à falta de interesse dos alunos, o que destaca a importância da busca, por parte do professor, de metodologias mais dinâmicas para melhorar sua prática docente. Este trabalho teve como objetivo desenvolver, juntamente com os estudantes, através de uma Sequência Didática de caráter investigativo, um jogo pedagógico como ferramenta para o ensino de polinização. A abordagem incluiu a criação e montagem do jogo pelos próprios alunos, com o intuito de proporcionar maior engajamento e participação durante as aulas, além de promover uma aprendizagem mais efetiva. A avaliação da eficácia do recurso pedagógico inclui questionários de pré-teste e pós-teste, além de observação contínua ao longo do processo, permitindo uma análise abrangente do progresso de ensino e aprendizagem. Os resultados demonstraram melhora significativa na compreensão do conteúdo, confirmando o potencial dos jogos pedagógicos como estratégias inovadoras e eficazes para tornar o ensino de Botânica mais dinâmico e atrativo.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSequência Didática Investigativapt_BR
dc.subjectBotânicapt_BR
dc.subjectPolinizaçãopt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleCaminhos da polinização : a construção de um jogo pedagógico como ferramenta na aprendizagem de temas de botânicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9921692484771032pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8146147662720451pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of Botany in basic education faces challenges related to superficiality and lack of interest from students, which highlights the importance of teachers seeking more dynamic methodologies to improve their teaching practice. This study aimed to develop, together with students, through an investigative Didactic Sequence, a pedagogical game as a tool for teaching pollination. The approach included the development and production of the game by the students themselves, with the aim of providing greater engagement and participation during classes, in addition to promoting more effective learning. The evaluation of the effectiveness of the pedagogical resource includes pre-test and post-test questionnaires, as well as continuous observation throughout the process, allowing a comprehensive analysis of the teaching and learning progress. The results demonstrated a significant improvement in the understanding of the content, confirming the potential of pedagogical games as innovative and effective strategies to make the teaching of Botany more dynamic and attractive.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Denise Venancio Milanez.pdf10,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons