Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64967

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Marcelo Lins Muniz de Melo-
dc.contributor.authorSOUZA, Bruno Jose dos Santos-
dc.date.accessioned2025-08-08T16:14:38Z-
dc.date.available2025-08-08T16:14:38Z-
dc.date.issued2024-08-20-
dc.date.submitted2025-08-07-
dc.identifier.citationSOUZA, Bruno Jose dos Santos. Atividades lúdicas na educação matemática: utilização do bingo para ensino de multiplicação. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64967-
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso investiga a eficácia do jogo de bingo como ferramenta didática para o ensino da multiplicação no 1o ano do Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola São José, localizada em Carpina, Pernambuco. Adotando metodologias qualitativa e quantitativa, a pesquisa focou na adaptação de jogos de bingo tradicionais para consolidar conceitos matemáticos específicos e avaliar seu impacto no aprendizado dos alunos. Durante as sessões de jogo, os participantes foram expostos a atividades interativas e participativas, projetadas para ensinar tabuada e estratégias de multiplicação. Os resultados mostraram um aumento significativo no engajamento dos alunos, que demonstraram alta satisfação com a atividade e relataram melhorias na compreensão dos conceitos de multiplicação. O jogo também contribuiu para um aumento do interesse dos alunos pela matemática. Além disso, os estudantes forneceram feedback positivo e sugeriram possíveis melhorias e expansão do uso do jogo para outros conteúdos. Esses achados destacam a relevância do bingo como uma ferramenta educacional eficaz e envolvente no contexto da EJA, evidenciando a importância dos jogos educativos para tornar o aprendizado mais acessível e estimulante.pt_BR
dc.format.extent32p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectBingopt_BR
dc.subjectMultiplicaçãopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleAtividades lúdicas na educação matemática: utilização do bingo para ensino de multiplicaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6596933221570288pt_BR
dc.description.abstractxThis undergraduate thesis investigates the effectiveness of using bingo as a didactic tool for teaching multiplication to first-year high school students in the Youth and Adult Education (EJA) program at Escola São José, located in Carpina, Pernambuco. Employing both qualitative and quantitative methodologies, the study focused on adapting traditional bingo games to reinforce specific mathematical concepts and assess their impact on student learning. During the game sessions, participants engaged in interactive and participatory activities designed to teach multiplication tables and strategies. Results indicated a significant increase in student engagement, with high levels of satisfaction reported and notable improvements in understanding multiplication concepts. The bingo game also fostered greater interest in Mathematics among students. Additionally, students provided positive feedback and suggested potential improvements and the expansion of the game's use to other content areas. These findings underscore the effectiveness of bingo as an educational tool in the EJA context, highlighting the importance of educational games in making learning more accessible and engaging.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CCEN-DMAT) - Departamento de Matemáticapt_BR
dc.degree.graduation::CCEN-Curso de Matemática (Bacharelado e Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Matemática (Licenciatura) (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Bruno Jose dos Santos Souza.pdf745,99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons