Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHELEGDA, Lara Colognese-
dc.contributor.authorSOARES, Maria Alice de Melo-
dc.date.accessioned2025-08-11T12:23:03Z-
dc.date.available2025-08-11T12:23:03Z-
dc.date.issued2025-07-31-
dc.date.submitted2025-08-07-
dc.identifier.citationSOARES, Maria Alice de Melo. A Educação Física no Desenvolvimento Motor e Psicomotricidade e Habilidades Motoras Básicas: equilíbrio e lateralidade. 2025. 34 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64974-
dc.description.abstractAs habilidades motoras básicas são essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes durante os anos iniciais do ensino fundamental, especialmente quando estimuladas de forma bem planejada e estruturada nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, a psicomotricidade, que integra movimento, emoções e pensamento, torna-se uma valiosa ferramenta para o desenvolvimento dessas habilidades, com ênfase no equilíbrio e na lateralidade. Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica integrativa de abordagem qualitativa, com buscas realizadas em bases de dados como PubMed, Athena (Repositório Institucional da UFPE), Portal de Periódicos da CAPES e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). O objetivo foi aprofundar a compreensão sobre como as aulas de Educação Física contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras básicas em crianças de 6 a 10 anos, destacando o equilíbrio e a lateralidade. A revisão evidenciou que essa fase da vida é especialmente propícia para o desenvolvimento motor, pois a prática psicomotora, quando aplicada corretamente, promove avanços no desempenho físico, cognitivo, emocional e social do indivíduo. Além da sala de aula, essa prática, aliada à dedicação do professor de Educação Física, possibilita que os alunos vivenciem experiências que ampliam seu repertório motor, fortalecendo seu desenvolvimento integral e contribuindo para uma formação consciente e consistente.pt_BR
dc.format.extent34p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectHabilidades motoras básicaspt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectEducação Física para criançaspt_BR
dc.titleA educação física no desenvolvimento motor e psicomotricidade e habilidades motoras básicas: equilíbrio e lateralidadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4689464731488473pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3249757137030995pt_BR
dc.description.abstractxBasic motor skills are essential for the comprehensive development of students during the early years of elementary school, especially when stimulated in a well-planned and structured manner in Physical Education classes. In this context, psychomotor skills, which integrate movement, emotions, and thought, become a valuable tool for developing these skills, with an emphasis on balance and laterality. This study consists of an integrative literature review with a qualitative approach, with searches conducted in databases such as PubMed, Athena (UFPE Institutional Repository), CAPES Journal Portal, and the Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The objective was to deepen the understanding of how Physical Education classes contribute to the development of basic motor skills in children aged 6 to 10, highlighting balance and laterality. The review highlighted that this stage of life is especially conducive to motor development, as psychomotor practice, when applied correctly, promotes improvements in an individual's physical, cognitive, emotional, and social performance. Beyond the classroom, this practice, combined with the dedication of the Physical Education teacher, allows students to experience experiences that expand their motor repertoire, strengthening their overall development and contributing to conscious and consistent training.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Alice de Melo Soares.pdf561,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons