Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64985

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Júlia Carla de-
dc.date.accessioned2025-08-11T16:15:31Z-
dc.date.available2025-08-11T16:15:31Z-
dc.date.issued2025-07-11-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Júlia Carla de. Acidentes de consumo : proposição de soluções de design para melhorias de engajamento entre os consumidores brasileiros e o Sinmac. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64985-
dc.description.abstractEm um mercado globalizado, a grande e diversa oferta de produtos e serviços demanda atenção à segurança de seus usuários. No Brasil, órgãos como Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro, por exemplo, estabelecem normas e regulamentos respectivamente, para reduzir riscos à saúde e segurança dos consumidores. Uma fonte que contribui de forma significativa para a atuação dos órgãos supracitados são os relatos de acidentes de consumo que de acordo com o Inmetro é um evento causador de dano (material, psicológico ou físico) decorrente de falha/defeito do produto ou serviço que não atende ao nível de segurança que dele se espera quando utilizado de acordo com as instruções de uso do fornecedor. Em 2013, o Inmetro desenvolveu uma ferramenta para registros de acidentes de consumo chamada Sinmac - Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo - com o objetivo de coletar dados que pudessem evidenciar problemas com produtos e serviços potencialmente inseguros aos consumidores. O Sinmac ainda é pouco conhecido pela população brasileira, resultando em um número reduzido de relatos voluntários, revelando que a disseminação de informações sobre o assunto acidentes de consumo e o engajamento dos consumidores com o sistema são limitados. O objetivo principal desta tese, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, foi propor soluções de Design para melhorias de engajamento entre os consumidores brasileiros e o Sinmac com o auxílio da Design Science Research (DSR), seguindo etapas sistemáticas baseadas em autores das áreas de sistemas da informação e gestão organizacional, aproximando a teoria e prática do Design centrado no usuário, no contexto de sistemas da administração pública. Esta tese amplia o conhecimento científico sobre acidentes de consumo no Brasil, reforça a necessidade de modernizar o Sinmac com uso de artefatos digitais, especialmente em transparência e integração com outros órgãos, e sugere novas parcerias com instituições de ensino superior para pesquisa e desenvolvimento. Acredita-se que as soluções de Design ou facilitadores digitais propostos podem fortalecer o Sinmac, caso sejam implementadas, e espera-se que esta tese incentive novos estudos acadêmicos para o avanço de um conhecimento conjunto e emergente entre acidentes de consumo e o campo do Design.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAcidentes de consumopt_BR
dc.subjectRegistros de acidentespt_BR
dc.subjectSistemas de vigilância de lesõespt_BR
dc.subjectSistemas de monitoramentopt_BR
dc.subjectSinmacpt_BR
dc.subjectDesign Science Researchpt_BR
dc.titleAcidentes de consumo : proposição de soluções de design para melhorias de engajamento entre os consumidores brasileiros e o Sinmacpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coEPSZTEJN, Ruth-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3005274073461488pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxIn a globalized market, the large and diverse supply of products and services demands attention to the safety of its users. In Brazil, organizations such as the Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) and the National Institute of Metrology, Quality and Technology (Inmetro), for example, establish standards and regulations, respectively, to reduce risks to the health and safety of consumers. One source that contributes significantly to the work of the aforementioned organizations are reports of consumer accidents, which, according to Inmetro, are events that cause harm (material, psychological or physical) resulting from a failure/defect in the product or service that does not meet the level of safety expected of it when used in accordance with the supplier's instructions for use. In 2013, Inmetro developed a tool for recording consumer accidents called Sinmac - Inmetro System for Monitoring Consumer Accidents, with the aim of collecting data that could highlight problems with potentially unsafe products and services for consumers. Sinmac is still little known by the Brazilian population, resulting in a reduced number of voluntary reports, revealing that the dissemination of information on the subject of consumer accidents and consumer engagement with the system are limited. The main objective of this thesis, of an applied nature and qualitative approach, was to propose Design solutions to improve engagement between Brazilian consumers and Sinmac with the help of Design Science Research (DSR), following systematic steps based on authors from the areas of information systems and organizational management, bringing together the theory and practice of user- centered Design, in the context of public administration systems. This thesis expands scientific knowledge on consumer accidents in Brazil, reinforces the need to modernize Sinmac with the use of digital artifacts, especially in transparency and integration with other agencies, and suggests new partnerships with higher education institutions for research and development. It is believed that the Design solutions or digital facilitators proposed can strengthen Sinmac, if implemented, and it is expected that this thesis will encourage new academic studies to advance joint and emerging knowledge between consumer accidents and the field of Design.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/6204685444781546pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Julia Carla de Queiroz.pdf4,93 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons