Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65018

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Gustavo Henrique da Silva-
dc.contributor.authorROCHA, Alisson Gomes da Silva-
dc.date.accessioned2025-08-13T13:41:51Z-
dc.date.available2025-08-13T13:41:51Z-
dc.date.issued2025-06-04-
dc.identifier.citationROCHA, Alisson Gomes da Silva. O agir didático do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino de gêneros. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65018-
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo investigar como se configura o agir didático de uma professora dos anos iniciais no ensino de gêneros, por meio das formas de planificação, gestos didáticos e ferramentas de ensino utilizadas. Assim sendo, para o entendimento teórico acerca do trabalho do professor, tomamos como base os estudos de: Bronckart (2006), Lousada (2006), Machado (2007), Dolz, Gagnon e Decândio (2009), entre outros. Para a elucidação teórica sobre a noção de agir didático, assumimos as concepções de Silva (2013). E no que concerne aos estudos sobre gestos didáticos, nos embasamos nas pesquisas de:Aeby Daghé e Dolz (2007),Schneuwly (2009), Messias e Dolz (2016), Nascimento e Brum (2017), entre outros. Para a compreensão do ensino de gêneros, utilizamos os estudos de: Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Marcuschi (2005), Leal e Melo (2007), Silva e Melo (2007), Leal e Brandão (2007), Machado (2009), Lima (2016) entre outros. Trata-se de uma pesquisa de abordagem predominantemente qualitativa (Lüdke;André, 2020), caracterizada como pesquisa de campo (Severino, 2007), na qual a coleta de dados é realizada no ambiente em que os fenômenos ocorrem — a sala de aula. Analisamos os dados gerados por meio de registro audiovisual, através de uma Sequência de ensino em torno dos gêneros autobiografia e biografia, desenvolvida por uma professora do 5o ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, da rede municipal de ensino de Panelas/PE. Os resultados obtidos evidenciam que os gestos didáticos desempenharam um papel relevante na organização das formas de planificação do agir da professora ao ensinar gêneros.E que as ferramentas de ensino foram articuladas aos gestos didáticos e as formas de planificação, com a finalidade de consolidar conceitos, explorar estilo, conteúdo, composição, semelhanças e distinções entre os objetos trabalhados. Nessa conjuntura, evidencia-se que o agir didático da professora demonstra preocupação com questões estruturais e com a função social dos gêneros abordados, sendo este permeado por atividades de leitura e produção escrita.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAgir didáticopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectEnsino de gênerospt_BR
dc.titleO agir didático do professor dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino de gênerospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1213660859775888pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5167740437126995pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAApt_BR
dc.description.abstractxThis research aims to investigate how the didactic action of an early grade teacher is configured in teaching genres, through the forms of planning, didactic gestures and teaching tools used. Therefore, for the theoretical understanding of the teacher's work, we took as a basis the studies of: Bronckart (2006), Lousada (2006), Machado (2007), Dolz, Gagnon and Decândio (2009), among others. For the theoretical elucidation of the notion of didactic action, we assumed the concepts of Silva (2013). And with regard to studies on didactic gestures, we based ourselves on the research of: Aeby Daghé and Dolz (2007), Schneuwly (2009), Messias and Dolz (2016), Nascimento and Brum (2017), among others. To understand the teaching of genres, we used the studies of: Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2005), Leal and Melo (2007), Silva and Melo (2007), Leal and Brandão (2007), Machado (2009), Lima (2016) among others. This is a predominantly qualitative research approach (Lüdke; André, 2020), characterized as field research (Severino, 2007), in which data collection is carried out in the environment where the phenomena occur - the classroom. We analyzed the data generated through audiovisual recording, through a teaching sequence around the genres autobiography and biography, developed by a 5th grade teacher of Elementary School - Initial Years, from the municipal education network of Panelas/PE. The results obtained show that didactic gestures played a relevant role in organizing the teacher's ways of planning her actions when teaching genres. And that the teaching tools were articulated with the didactic gestures and the ways of planning, with the purpose of consolidating concepts, exploring style, content, composition, similarities and distinctions between the objects worked on. In this context, it is clear that the teacher's didactic actions demonstrate concern with structural issues and with the social function of the genres addressed, being permeated by reading and writing activities.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação Contemporânea / CAA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Alisson Gomes da Silva Rocha.pdf1,84 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons