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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65024
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Mauricio Oliveira de | - |
dc.contributor.author | BORGES, Alan Monteiro | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-13T13:57:44Z | - |
dc.date.available | 2025-08-13T13:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.identifier.citation | BORGES, Alan Monteiro. Avaliação dos impactos de corredores de transportes no desenvolvimento sustentável da amazônia legal. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65024 | - |
dc.description.abstract | A Amazônia ocupa uma posição central nos debates globais, devido principalmente à sua importância ambiental. Compreender os impactos da implantação e operação de grandes infraestruturas de transporte é essencial para fomentar um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável na região. Esta pesquisa integra análise exploratória de dados e modelagem espacial, por meio da Análise de Componentes Principais (ACP), para avaliar de forma comparativa, os impactos socioeconômicos e ambientais de 206 municípios situados ao longo dos mais importantes corredores de transporte da Amazônia Legal: a Hidrovia Solimões-Amazonas, a Rodovia Cuiabá-Santarém e as Ferrovias Norte-Sul e Carajás. A análise abrange um período de mais de três décadas (1990-2021), permitindo identificar dinâmicas temporais e tendências regionais. A partir dos resultados da ACP, observou-se que os três primeiros componentes principais (CP1, CP2 e CP3) concentraram, cerca de 67,79% de explicação cumulativa da variância dos dados. Assim foi desenvolvido o Índice de Sustentabilidade dos Municípios da Amazônia (ISMAM), classificados em cinco categorias quanto ao nível de sustentabilidade: “Muito baixo”, “Baixo”, “Intermediário”, “Alto” e “Muito alto”. Os resultados indicam uma perda significativa de áreas florestais ao longo dos corredores de transportes rodoviário e ferroviário, acompanhada pelo avanço da agropecuária. No entanto, nesses dois corredores, observa-se uma relativa estabilidade na proporção de municípios classificados com níveis “Intermediário” e “Alto”, associada a uma maior integração multimodal, avanços no IDHM, expansão da urbanização e diversificação econômica. Por outro lado, a situação dos municípios atravessados pela Hidrovia Solimões-Amazonas é preocupante, com cerca de 93% deles classificados com nível “Muito baixo” ou “Baixo” em 2010 e 2021. A baixa diversificação econômica, as dificuldades logísticas e os desafios sociais persistentes contribuem para essa vulnerabilidade dos munícipios da hidrovia, destacando a necessidade de políticas públicas mais eficazes para reverter esse quadro. Ao integrar múltiplas variáveis e abordar diferentes realidades municipais na Amazônia, esta pesquisa oferece subsídios para o aprimoramento da engenharia territorial e para a formulação de estratégias que conciliem crescimento econômico, equidade social e conservação ambiental. Os resultados reforçam a importância do planejamento integrado das infraestruturas de transporte, garantindo que seu impacto promova um desenvolvimento sustentável e minimize os efeitos adversos sobre os territórios amazônicos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Corredores de transportes | pt_BR |
dc.subject | Amazônia Legal | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject | Indicadores de Desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos impactos de corredores de transportes no desenvolvimento sustentável da amazônia legal | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3697783631620731 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.abstractx | Amazon is central to global debates, primarily due to its environmental significance. Understanding the impacts of implementing and operating large-scale transportation infrastructure is essential to promote more balanced and sustainable development in the region. This research integrates exploratory data analysis and spatial modeling, using Principal Component Analysis (PCA), to comparatively assess the socioeconomic and environmental impacts across 206 municipalities located along the most significant transportation corridors in the Legal Amazon: The Solimões-Amazonas Waterway, the Cuiabá-Santarém Highway, and the North-South and Carajás Railways. The analysis covers a period of over three decades (1990–2021), allowing for the identification of temporal dynamics and regional trends. Based on the PCA results, the first three principal components (PC1, PC2, and PC3) accounted for approximately 67.79% of the cumulative variance in the data. From these findings, the Sustainability Index for Amazonian Municipalities (ISMAM) was developed, classifying them into five categories of sustainability: “Very Low”, “Low,” “Intermediate,” “High,” and “Very High.” The results indicate significant forest area loss along the highway and railway corridors, accompanied by the expansion of livestock farming. However, in these two corridors, there is relative stability in the proportion of municipalities classified at “Intermediate” and “High” levels, associated with greater multimodal integration, improvements in the Human Development Index (HDI), urbanization growth, and economic diversification. On the other hand, the situation of municipalities along the Solimões-Amazonas Waterway is concerning, with around 93% classified as “Very Low” or “Low” in both 2010 and 2021. Low economic diversification, logistical difficulties, and persistent social challenges contribute to the vulnerability of these municipalities, emphasizing the need for more effective public policies to reverse this scenario. By integrating multiple variables and addressing diverse municipal realities in the Amazon, this study provides valuable insights for improving territorial planning and formulating strategies that balance economic growth, social equity, and environmental conservation. The results reinforce the importance of integrated transportation infrastructure planning to ensure its impact fosters sustainable development and minimizes adverse effects on Amazonian territories. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Engenharia Civil |
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