Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65031

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMAIOR, Paulo Martin Souto-
dc.contributor.authorSILVA, Fernanda Cisneiros-
dc.date.accessioned2025-08-13T14:09:04Z-
dc.date.available2025-08-13T14:09:04Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Cisneiros. Arqueologia preventiva em pernambuco : da prática arqueológica à produção e divulgação do conhecimento científico. Dissertação (Mestrado em Arqueologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65031-
dc.description.abstractEste trabalho tem por propósito fomentar o debate sobre as práticas da Arqueologia Preventiva em Pernambuco, posicionando as discussões em torno dos resultados e produtos desse campo arqueológico para o desenvolvimento da pesquisa acadêmica, da divulgação científica e da Educação Patrimonial. A discussão inicial compreende, para além das normativas e instrumentações legais e infralegais exigidas pela Arqueologia Preventiva, os debates em torno da Arqueologia Pública como campo da Arqueologia destinado a promover o diálogo com a sociedade através de práticas colaborativas e métodos dialógicos. A discussão dos conceitos e do escopo da Arqueologia Pública, tem por enfoque as questões de preservação e gestão do patrimônio; educação e extroversão do conhecimento arqueológico. Tomando por base esses debates, a presente pesquisa partiu do questionamento: Quais os produtos de conhecimento científico e Educação Patrimonial gerados e quais critérios de avaliação foram utilizados para dar garantias que as empresas que trabalham com Arqueologia Preventiva em Pernambuco atuem de maneira a cumprirem com os princípios da Educação Patrimonial? Para responder a essa questão foram analisados os relatórios dos projetos de Arqueologia Preventiva no estado de Pernambuco e os produtos gerados por eles em termos científicos (artigos, monografias, dissertações e teses) e de educação e extroversão patrimonial (livretos, exposições e palestras). Ao considerar o resultado da análise dos dados, foi possível vislumbrar que o potencial socioeducativo da Arqueologia Preventiva, apesar das diretrizes e normativas aplicadas, ainda se encontra projetada com poucos produtos de benefícios públicos e científicos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArqueologia Preventivapt_BR
dc.subjectArqueologia Públicapt_BR
dc.subjectEducação Patrimonialpt_BR
dc.subjectDivulgação Científicapt_BR
dc.subjectExtroversão Patrimonialpt_BR
dc.titleArqueologia preventiva em pernambuco : da prática arqueológica à produção e divulgação do conhecimento científicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPESSIS, Anne Marie-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9899305260272808pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2775165538122493pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Arqueologiapt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to foster the debate on the practices of Preventive Archaeology in Pernambuco, positioning the discussions around the results and products of this archaeological field for the development of academic research, scientific dissemination, and heritage education. The initial discussion comprises, in addition to the norms, decree and legal and instrumentations required by Preventive Archaeology, the debates around Public Archaeology as a field of Archaeology aimed at fostering dialogue with society through collaborative practices and dialogical methods. It follows with a discussion of the concepts and scope of coverage of Public Archaeology, focusing on the issues of preservation and management of archaeological heritage, education, and patrimonial extroversion. Based on these discussions, the present research started with the following question: What are the products that Scientific knowledge and Heritage Education generate, and what assessment criteria were used to ensure that companies working with Preventive Archaeology in Pernambuco act in a way that complies with the principles of Heritage Education? To answer this question, we analyzed the reports of the Preventive Archaeology projects in the state of Pernambuco and the products generated by them in scientific terms (articles, monographs, dissertations, and theses) and in terms of education and patrimonial extroversion (booklets, exhibitions, and lectures). When considering the result of the data analysis, it was possible to glimpse that the socio- educational potential of Preventive Archaeology, despite the guidelines and regulations applied, is still designed with few public and scientific benefits.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9909740978358301pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Arqueologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Fernanda Cisneiros Silva.pdf4,52 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons