Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65042

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRichard Romeiro, OLIVEIRA-
dc.contributor.authorSULMAN, Natália Cruz-
dc.date.accessioned2025-08-13T14:22:25Z-
dc.date.available2025-08-13T14:22:25Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationSULMAN, Natalia Cruz. República I : os elementos literários do diálogo platônico. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65042-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo é mostrar que além de filósofo Platão é artista, de modo que os seus diálogos, especialmente o Livro I da República, são bem analisados apenas quando o conteúdo é pensado conjuntamente à forma. Do que é possível extrair pelo menos cinco teses: 1) não há ruptura absoluta entre mythos e logos; 2) Platão relê as epopeias, comédias e tragédias de sua época; 3) como bom artista, significa todas as palavras da obra de modo que está atento à nomeação das personagens, ao cenário do diálogo e aos elementos dramáticos; 4) as diversas vozes são mimetizadas a fim de mostrar as ideias no interior das circunstâncias, em vez de deslocadas da realidade experimentada e psique humana, no entanto, sob uma hierarquia de vozes, de modo a não cair em relativismo; 5) Sócrates é um herói ridículo – cômico – para a multidão e excelso – trágico – para os amantes da sabedoria, de forma que Platão antecipa a tragi-comédia de Shakespeare.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPlatãopt_BR
dc.subjectRepúblicapt_BR
dc.subjectMythospt_BR
dc.subjectShakespearept_BR
dc.subjectSócratespt_BR
dc.subjectDiálogos platônicospt_BR
dc.titleRepública I : os elementos literários do diálogo platônicopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1236131897314717pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7747560843809145pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Filosofiapt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this work is to show how Plato is both a philosopher and an artist. This is shown very well in his dialogues, especially in Book 1 from The Republic, where we can grasp them well when we consider not only his contents, but the way they’re arranged in his literary shape. It’s possible to extract at least five theses: 1) there’s no absolute break between mythos and logos; 2) Plato rereads the epics, comedies, and tragedies from his age; 3) As a fine artist, all his words have deeper meanings, being attentive at the dramatic elements, and name and symbol of characters and background; 4) All voices are mimicked in order to show the true circumstances instead of being airy from the psychological and concrete human experience. However, the characters have a hierarchy with level of voices, to not fall in mere relativism; 5) Socrates is a burlesque Hero—comic for the people, and tragic and excellent for the lovers of wisdom. Achieving this Plato would have anticipated Shakespearean tragicomedies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Filosofia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Natalia Cruz Sulman.pdf1,05 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons