Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65066
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SELVA, Ana Coêlho Vieira | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Daianny Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-14T14:16:15Z | - |
dc.date.available | 2025-08-14T14:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Daianny Maria de. Educação financeira na educação de jovens e adultos do campo : uma análise de backgrounds e foregrounds de estudantes do ensino médio. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65066 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa buscou compreender como backgrounds e foregrounds influenciam estudantes do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA Campo) na tomada de decisão em situações financeiras. Buscamos conhecer os backgrounds e os foregrounds dos estudantes de uma escola do município de Lagoa do Carro, Pernambuco; suas percepções sobre Educação Financeira; identificar as temáticas de Educação Financeira que consideram importantes e como se posicionam em situações de Educação Financeira. Utilizamos como fundamentação teórica a Educação Matemática Crítica, de Ole Skovsmose. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de oito estudantes em entrevistas semiestruturadas para conhecer sua história de vida do campo, escolar e financeira, além de responderem a três situações de Educação Financeira que solicitavam tomadas de decisão relativas ao consumo, planejamento e uso do dinheiro. Constatamos diversos motivos que levaram esses estudantes a interromper os estudos e que, de forma geral, reforçam a percepção do campo como lugar precário (falta de oferta da Educação Básica e falta de transporte público, por exemplo). A permanência nos estudos foi justificada a partir da necessidade de conclusão do Ensino Médio e do desejo de cursar uma faculdade, com objetivo de melhores empregos e qualidade de vida. A maioria dos estudantes não percebe na vida do campo possibilidades de futuro promissor, baseados em seus backgrounds, e apresentam, em seus foregrounds, intenções de sair do campo. Em relação à Educação Financeira, há um grande desconhecimento, com a maioria dos estudantes não lembrando de ser abordada na escola. Nas situações de educação financeira abordadas foi possível notar como background e foreground se conectam, observando-se a mobilização de sonhos como alteridade (ajudar e cuidar dos filhos, pais e família), possibilidade (fazer faculdade e cursos técnicos), fruição (carro, moto, viagens) e necessidade (moto para deslocamento, consertar o telhado, melhorar a casa em que se vive e pagar as dívidas). Defendemos maior importância da Educação Financeira no currículo escolar, com diálogo com as demandas da comunidade, contribuindo para a compreensão da realidade e das possibilidades de cada sujeito atuar nas suas próprias histórias e para a transformação social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática crítica | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos do campo | pt_BR |
dc.subject | Foregrounds | pt_BR |
dc.subject | Backgrounds | pt_BR |
dc.title | Educação financeira na educação de jovens e adultos do campo : uma análise de backgrounds e foregrounds de estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3957875602284949 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9725625876738281 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research sought to understand how backgrounds and foregrounds influence high school students from the Youth and Adult Rural Education (EJA Campo) modality when making decisions in financial situations. We looked to understand the backgrounds and foregrounds of students from a school in the municipality of Lagoa do Carro, Pernambuco; their perceptions about Financial Education; identify the Financial Education themes that they consider important and how they position themselves in Financial Education situations. We used Critical Mathematics Education, by Ole Skovsmose, as a theoretical foundation. The research, of a qualitative nature, involved the participation of eight students in semi-structured interviews to learn about their rural, academic and financial life history, in addition to responding to three Financial Education situations that requested decision-making regarding consumption, planning and use of money. We found several reasons that led these students to interrupt their studies and that, in general, reinforce the perception of the countryside as a precarious place (lack of basic education provision and lack of public transportation, for example). The endurance in school was justified by the need to complete high school and the desire to attend college, with the aim of better jobs and quality of life. Most students do not see possibilities for a promising future in rural life, based on their backgrounds, and they present, in their foregrounds, intentions of leaving the countryside. Regarding Financial Education, there is a great lack of knowledge, with the majority of students not remembering it being covered at school. In the financial education situations discussed, it was possible to notice how background and foreground are connected, observing the mobilization of dreams as otherness (helping and caring for their children, parents and family), possibility (going to college and technical courses), enjoyment (car, motorcycle, travels) and necessity (motorcycle for commuting, repairing the roof, improving the house in which one lives and paying debts). We defend the point of view of greater importance of Financial Education in the school curriculum, dialoguing with the demands of the community, contributing to the understanding of the reality and possibilities of each subject acting on their own stories and for social transformation. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Daianny Maria de Andrade.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons