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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65074

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPRESSER, Nadi Helena-
dc.contributor.authorSAMPAIO, Breno Abner de Menezes-
dc.date.accessioned2025-08-14T15:51:51Z-
dc.date.available2025-08-14T15:51:51Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationSAMPAIO, Breno Abner de Menezes. Líder do Futuro: como enfrentar os desafios da liderança a distância. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65074-
dc.description.abstractEsta pesquisa investiga os principais fatores que impactam o trabalho de líderes no contexto do trabalho remoto, destacando os desafios enfrentados na gestão de equipes à distância. A pergunta norteadora é: quais estratégias de liderança podem ser adotadas para preservar a produtividade e a performance das equipes, minimizando os impactos negativos durante o processo de adaptação ao novo modelo de trabalho? O objetivo geral consiste em evidenciar os desafios da liderança diante do distanciamento físico da equipe, propondo soluções que mantenham o desempenho e a organização das atividades por meio de uma gestão eficiente da informação. Os objetivos específicos são: (a) identificar os aspectos do trabalho remoto que demandam maior atenção do líder; (b) propor o perfil de liderança mais adequado à gestão de equipes à distância; (c) apresentar alternativas de gerenciamento eficaz nesse contexto. Trata se de uma pesquisa descritiva, baseada em revisão bibliográfica. Os resultados apontam que o perfil democrático com traços híbridos que equilibra empatia, flexibilidade e disciplina na delegação é o mais apropriado para lideranças remotas. As principais recomendações para o trabalho remoto encontradas na literatura são: Comunicação, domínio das tecnologias de trabalho, manter contato entre empresa e colaboradores, fornecer feedback sobre o resultado do trabalho, motivar a equipe, equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Algumas são recomendações que os líderes devem empreender, outras dependem dos colaboradores.pt_BR
dc.format.extent49p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectliderança remotapt_BR
dc.subjecttrabalho à distânciapt_BR
dc.subjectgestão de equipespt_BR
dc.subjectprodutividadept_BR
dc.subjectcultura organizacionalpt_BR
dc.titleLíder do Futuro: como enfrentar os desafios da liderança a distânciapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9510710826523540pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7300520149420928pt_BR
dc.description.abstractxThis research explores the key factors influencing leadership in the context of remote work, highlighting the challenges faced by leaders in managing distributed teams. The central question guiding the study is: What are the most effective team management strategies a leader can adopt—considering leadership style, work dynamics, and organizational processes—to preserve productivity and performance while minimizing negative impacts during the transition to remote work? The general objective is to reveal the leadership challenges associated with team distancing and propose strategies to sustain performance and activity oversight through effective information management. The specific objectives include: (a) identifying aspects of remote work that require greater attention from leaders; (b) proposing the most suitable leadership profile for managing remote teams; (c) presenting viable alternatives for remote team management. The study adopts a bibliographic research approach and is characterized as descriptive. Findings suggest that a democratic leadership profile with hybrid traits—balancing empathy, flexibility, and disciplined delegation—is the most effective in leading remote teams. The main recommendations for remote work found in the literature are: communication, mastery of work technologies, maintaining contact between the company and employees, providing feedback on work results, motivating the team, and work-life balance. Some recommendations are for leaders to implement, while others depend on employees.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6894-4994pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Gestão da Informação

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