Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65107

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante Lima-
dc.contributor.authorSILVA, José Luan de Lima-
dc.date.accessioned2025-08-15T20:40:44Z-
dc.date.available2025-08-15T20:40:44Z-
dc.date.issued2025-07-28-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationSILVA, José Luan de Lima. Interiorização e expansão do ensino superior: uma revisão sobre a formação da identidade docente de licenciandos de Educação Física. 2025. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65107-
dc.description.abstractA expansão e interiorização da educação superior pública no Brasil, especialmente a partir dos anos 2000, tem operado transformações profundas na constituição de sujeitos docentes, reposicionando as licenciaturas como dispositivos estratégicos para o desenvolvimento regional e a consolidação de identidades profissionais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva, por meio de uma revisão narrativa da literatura, analisar como esse processo impacta a formação da identidade docente de licenciandos em Educação Física, sobretudo em contextos socioeconômicos periféricos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou bases como SciELO, ERIC, Google Acadêmico, Periódicos CAPES, entre outras, para selecionar produções acadêmicas. Os resultados apontam que, apesar de a interiorização representar um avanço significativo na democratização do acesso ao ensino superior, ainda persistem desafios estruturais, como a precariedade de infraestrutura, políticas de permanência insuficientes e desvalorização da profissão docente. Conclui-se que a formação docente em territórios interiorizados exige políticas públicas integradas e currículos sensíveis às realidades locais, de modo a promover a docência como prática crítica, comprometida e socialmente transformadora.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjecteducação superiorpt_BR
dc.subjectinteriorizaçãopt_BR
dc.subjectidentidade docentept_BR
dc.titleInteriorização e expansão do ensino superior público: Uma revisão sobre a formação da identidade docentre de licenciandos em Educação física /pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2235630182705332pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxThe expansion and decentralization of public higher education in Brazil, particularly since the 2000s, have brought about profound transformations in the formation of teaching professionals, positioning undergraduate teaching programs as strategic tools for regional development and the consolidation of professional identities. In this context, the present study aims, through a narrative literature review, to analyze how this process impacts the construction of the teaching identity of Physical Education undergraduates, especially in socioeconomically peripheral contexts. This qualitative research used databases such as SciELO, ERIC, Google Scholar, and CAPES Journals, among others, to select academic productions. The results indicate that, although decentralization represents a significant advance in democratizing access to higher education, structural challenges persist, including precarious infrastructure, insufficient student retention policies, and the devaluation of the teaching profession. It is concluded that teacher education in decentralized territories requires integrated public policies and curricula sensitive to local realities, in order to promote teaching as a critical, committed, and socially transformative practice.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0007-9104-3960pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC José Luan.pdf341,37 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons