Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65107
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante Lima | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Luan de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-15T20:40:44Z | - |
dc.date.available | 2025-08-15T20:40:44Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-28 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Luan de Lima. Interiorização e expansão do ensino superior: uma revisão sobre a formação da identidade docente de licenciandos de Educação Física. 2025. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico da Vitória, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65107 | - |
dc.description.abstract | A expansão e interiorização da educação superior pública no Brasil, especialmente a partir dos anos 2000, tem operado transformações profundas na constituição de sujeitos docentes, reposicionando as licenciaturas como dispositivos estratégicos para o desenvolvimento regional e a consolidação de identidades profissionais. Neste contexto, o presente trabalho objetiva, por meio de uma revisão narrativa da literatura, analisar como esse processo impacta a formação da identidade docente de licenciandos em Educação Física, sobretudo em contextos socioeconômicos periféricos. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou bases como SciELO, ERIC, Google Acadêmico, Periódicos CAPES, entre outras, para selecionar produções acadêmicas. Os resultados apontam que, apesar de a interiorização representar um avanço significativo na democratização do acesso ao ensino superior, ainda persistem desafios estruturais, como a precariedade de infraestrutura, políticas de permanência insuficientes e desvalorização da profissão docente. Conclui-se que a formação docente em territórios interiorizados exige políticas públicas integradas e currículos sensíveis às realidades locais, de modo a promover a docência como prática crítica, comprometida e socialmente transformadora. | pt_BR |
dc.format.extent | 30 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | educação superior | pt_BR |
dc.subject | interiorização | pt_BR |
dc.subject | identidade docente | pt_BR |
dc.title | Interiorização e expansão do ensino superior público: Uma revisão sobre a formação da identidade docentre de licenciandos em Educação física / | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2235630182705332 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The expansion and decentralization of public higher education in Brazil, particularly since the 2000s, have brought about profound transformations in the formation of teaching professionals, positioning undergraduate teaching programs as strategic tools for regional development and the consolidation of professional identities. In this context, the present study aims, through a narrative literature review, to analyze how this process impacts the construction of the teaching identity of Physical Education undergraduates, especially in socioeconomically peripheral contexts. This qualitative research used databases such as SciELO, ERIC, Google Scholar, and CAPES Journals, among others, to select academic productions. The results indicate that, although decentralization represents a significant advance in democratizing access to higher education, structural challenges persist, including precarious infrastructure, insufficient student retention policies, and the devaluation of the teaching profession. It is concluded that teacher education in decentralized territories requires integrated public policies and curricula sensitive to local realities, in order to promote teaching as a critical, committed, and socially transformative practice. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-9104-3960 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC José Luan.pdf | 341,37 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons