Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65128
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ednaelli Dolores Vieira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T16:06:18Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T16:06:18Z | - |
dc.date.issued | 2025-06-17 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ednaelli Dolôres Vieira da. Um campo rizomático: agenciamentos da produção de conhecimento em currículo da Associação Brasileira de Currículo (ABdC) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65128 | - |
dc.description.abstract | Este artigo se insere no campo das discussões em torno do currículo e das pesquisas em educação, e objetivou analisar os agenciamentos rizomáticos nas produções de conhecimento em currículo. Utilizamos como referencial teórico autores como Siscar (2013), Burity (2008), Hur (2013) e Deleuze e Guattari (2011), para explicitar o ideal do currículo como um campo de disputas marcado pela provisoriedade e, especialmente, através da filosofia da diferença, pensá-lo como um espaço de atemporalidades e agenciamentos. A discussão dos dados foi feita em concomitância com a filosofia da cartografia de Deleuze e Guattari (2011), que se apresenta como percurso infindável e atravessado pelos fluxos e devires da própria produção. Assim, a partir do mapeamento realizado nas revistas vinculadas a Associação Brasileira de Currículo (ABdC) e a formulação de raízes temáticas dos trabalhos levantados no marco temporal (2023-2024), identificamos a impossibilidade de um fechamento quantitativo ou uma categorização específica para as pesquisas de currículo. Logo, percebemos o campo do conhecimento em currículo como um espaço rizomático, passível de transformações e imerso na atemporalidade, pois apesar dos marcos legais, teóricos, cronológicos ou temáticos, o currículo passeia por uma efusão de significações e emaranha-se em agenciamentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 21p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | ABdC | pt_BR |
dc.subject | Rizoma | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Agenciamentos | pt_BR |
dc.title | Um campo rizomático: agenciamentos da produção de conhecimento em currículo da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9024241479995616 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article is situated within the field of discussions on curriculum and educational research, and aimed to analyze the rhizomatic assemblages in knowledge production in curriculum. We used as theoretical references authors such as Siscar (2013), Burity (2008), Hur (2013), and Deleuze and Guattari (2011) to elucidate the idea of curriculum as a field of disputes marked by provisionality and, especially through the philosophy of difference, to think of it as a space of atemporalities and assemblages. The data discussion was carried out in conjunction with the philosophy of cartography by Deleuze and Guattari (2011), which is presented as an endless path, traversed by the flows and becomings of the very process of production. Thus, based on the mapping carried out in journals linked to the Brazilian Association of Curriculum (ABdC) and the formulation of thematic roots of the works surveyed in the time frame (2023–2024), we identified the impossibility of a quantitative closure or a specific categorization for curriculum research. Therefore, we understand the field of knowledge in curriculum as a rhizomatic space, subject to transformations and immersed in atemporality, since, despite legal, theoretical, chronological, or thematic frameworks, the curriculum moves through an effusion of meanings and becomes entangled in assemblages. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Ednaelli Dolôres Vieira da Silva (2).pdf | 520,15 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons