Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65138

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSABBATINI, Marcelo-
dc.contributor.authorALVES, Marcela Fernanda Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-08-18T17:12:56Z-
dc.date.available2025-08-18T17:12:56Z-
dc.date.issued2025-04-10-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationALVES, Marcela Fernanda Rodrigues. A Inteligência Artificial Generativa como ferramenta para a prática docente reflexiva no planejamento pedagógico. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65138-
dc.description.abstractCom o avanço das tecnologias digitais, a Inteligência Artificial Generativa (IAG) emerge como ferramenta potencial para apoiar a prática docente reflexiva no planejamento pedagógico. A reflexão crítica sobre a prática constitui um saber essencial ao desenvolvimento profissional do professor, conforme discutem Donald Schön, Isabel Alarcão e Perrenoud. O estudo desenvolvido com estudantes de pedagogia, buscou compreender suas percepções sobre o planejamento pedagógico e o uso da IAG nesse processo. Os resultados indicam que, embora a tecnologia possa favorecer momentos de reflexão, a capacidade de refletir sobre a prática não depende exclusivamente de ferramentas digitais, mas está profundamente relacionada à formação docente e ao desenvolvimento de uma postura crítica e investigativa. Destaca-se o caráter dialógico da IAG, principalmente em ferramentas como o ChatGPT, que podem funcionar como interlocutores no processo de planejamento, favorecendo o exercício da reflexão na e sobre a ação. O uso pedagógico da IAG exige do professor não apenas domínio técnico, mas principalmente uma intencionalidade formativa e reflexiva, que deve ser cultivada ao longo da formação inicial e continuada.pt_BR
dc.format.extent29p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInteligência Artificial Generativapt_BR
dc.subjectPrática Docente Reflexivapt_BR
dc.subjectPlanejamento Pedagógicopt_BR
dc.titleA Inteligência Artificial Generativa como ferramenta para a prática docente reflexiva no planejamento pedagógico.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/4866616405768740pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1924207127592816pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CE-DFSFE) - Departamento de Fundamentos Sociofilosóficos da Educaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CE-Curso de Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0009-2592-6225pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO_DE_DEPOSITO_TCC_assinado.pdf105,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - Marcela Fernanda Rodrigues Alves.pdf425,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons