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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCOSTA, Andrea Fernanda de Santana-
dc.contributor.authorCOELHO, Bruna Moura de Miranda-
dc.date.accessioned2025-08-18T18:53:38Z-
dc.date.available2025-08-18T18:53:38Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationCOELHO, Bruna. Selos sustentáveis para a indústria da moda: um contexto ambiental, social e de governança (ESG). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Design – Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65143-
dc.description.abstractA indústria da moda é um setor de grande influência global, caracterizado por um acelerado ciclo de produção e consumo que gera significativos impactos ambientais e sociais. Diante da crescente conscientização de consumidores e investidores, a adoção de práticas alinhadas à Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG) tornou-se um requisito para a competitividade. Os selos sustentáveis surgem, neste cenário, como mecanismos cruciais para validar e comunicar a responsabilidade das marcas. O objetivo principal deste estudo foi avaliar o impacto e a contribuição desses selos na promoção da sustentabilidade na indústria da moda. Para isso, foi empregada uma metodologia de natureza aplicada e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A pesquisa foi conduzida em duas etapas: uma extensa revisão bibliográfica e documental sobre os principais selos nacionais e internacionais, e a aplicação de um questionário online com 314 consumidores para investigar sua percepção e comportamento. Os principais resultados revelam uma contradição entre a intenção e a ação dos consumidores: enquanto 81,8% manifestam disposição para pagar mais por produtos com certificação, 70,1% admitem baixo conhecimento sobre os selos. A pesquisa também identificou que a confiança do consumidor está mais associada à transparência e à governança interna da empresa do que à simples presença de um selo. Conclui-se que, para serem eficazes, os selos devem ir além da função de marketing e ser o reflexo de uma transformação corporativa verdadeira, fundamentada por uma comunicação acessível que eduque o consumidor e fortaleça a reputação da marca.pt_BR
dc.format.extent30p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSelos sustentáveispt_BR
dc.subjectModa sustentávelpt_BR
dc.subjectESGpt_BR
dc.subjectGovernança corporativapt_BR
dc.titleSelos sustentáveis para a indústria da moda: um contexto ambiental, social e de governança (ESG).pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/5858102910430886pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1529389745658217pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduationCurso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-7530-4874pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

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