Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65144
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Flávio Campos de | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, Maria Jaqueline de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-18T19:34:03Z | - |
dc.date.available | 2025-08-18T19:34:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-07-31 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-13 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Maria Jaqueline de Oliveira. A dança criativa nas aulas de educação física escolar: Temos o que ensinar? 2025. 30 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65144 | - |
dc.description.abstract | A dança, enquanto conteúdo da Educação Física escolar, tem papel fundamental para o desenvolvimento humano. Esse estudo tem o objetivo de investigar, por meio de uma revisão integrativa da literatura, a aplicação e a relevância da Dança Criativa nas aulas de Educação Física no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada nas bases de dados SciELO, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico, com artigos publicados entre 2015 e 2025, utilizando os descritores "dança criativa", "Rudolf Laban" e "educação física escolar". Os resultados mostram que a Dança Criativa, fundamentada nos estudos de Laban, é uma abordagem pedagógica importantíssima que promove não apenas o desenvolvimento motor, mas também benefícios socioafetivos, cognitivos e expressivos. A análise dos estudos aponta que essa prática estimula a autonomia, a cooperação, a superação de preconceitos e a ampliação da consciência corporal e cultural. Porém, a principal barreira que se identifica é a carência na formação docente específica, que muitas vezes resulta em práticas mecânicas e desarticuladas. Conclui-se que a Dança Criativa é uma ferramenta indispensável para a formação integral do aluno, sendo crucial a valorização institucional e o investimento na formação continuada de professores para sua efetiva consolidação no currículo escolar, conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). | pt_BR |
dc.format.extent | 30p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Dança criativa | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Rudolf Laban | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.title | A dança criativa nas aulas de educação física escolar: Temos o que ensinar? | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3573990227761049 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dance, as part of school physical education, plays a fundamental role in human development. This study aims to investigate, through an integrative literature review, the application and relevance of Creative Dance in Physical Education classes in the school environment. The research was carried out in the SciELO, CAPES Journal Portal and Google Scholar databases, with articles published between 2015 and 2025, using the descriptors “creative dance”, “Rudolf Laban” and “school physical education”. The results show that Creative Dance, based on Laban's studies, is an extremely important pedagogical approach that promotes not only motor development, but also socio-affective, cognitive and expressive benefits. Analysis of the studies shows that this practice encourages autonomy, cooperation, overcoming prejudices and broadening body and cultural awareness. However, the main barrier identified is the lack of specific teacher training, which often results in mechanical and disjointed practices. It is concluded that Creative Dance is an indispensable tool for the integral formation of the student. Institutional valorization and investment in continuing teacher training are crucial for its effective consolidation in the school curriculum, as advocated by the National Common Curriculum Base (BNCC). | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Outros | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA JAQUELINE DE OLIVEIRA CARDOSO.pdf | 658,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons