Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65148

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFREIRE, Cristiniana Cavalcanti-
dc.contributor.authorLEITE, Maria Luísa de Melo Soares-
dc.date.accessioned2025-08-18T23:26:15Z-
dc.date.available2025-08-18T23:26:15Z-
dc.date.issued2025-03-28-
dc.date.submitted2025-08-15-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Luísa de Melo Soares. Reforma Urbana no Município de Recife: a (im)possibilidade a partir da análise de seu Plano Diretor. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65148-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a possibilidade de uma Reforma Urbana no Município do Recife, a partir do exame do atual Plano Diretor Municipal, instituído pela Lei Complementar nº 2/2021, e sua eficácia na garantia do direito à moradia e inclusão socioespacial. A pesquisa parte de uma contextualização histórica sobre o surgimento dos Planos Diretores no ordenamento jurídico brasileiro, com destaque para a sua evolução e regulamentação pelo Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001), que estabelece diretrizes fundamentais para o desenvolvimento urbano sustentável e equitativo. A análise do déficit habitacional em Recife evidencia desafios persistentes, como a especulação imobiliária, a segregação socioespacial e a insuficiência de políticas públicas eficazes para garantir moradia digna às populações de baixa renda. A pesquisa também discute a implementação das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) e das Comunidades de Interesse Social (CIS) como instrumentos de planejamento urbano, avaliando sua efetividade na proteção de territórios ocupados por populações vulneráveis. O estudo destaca, ainda, os avanços do novo Plano Diretor do Recife, como a priorização da destinação de imóveis ociosos para habitação de interesse social e a regulamentação do aluguel social. No entanto, aponta fragilidades no processo de elaboração do plano, como a exclusão da participação popular em sua formulação, o que compromete a gestão democrática da cidade e a efetividade de suas políticas habitacionais. Conclui-se que, apesar dos avanços normativos, a concretização do direito à moradia em Recife ainda enfrenta barreiras estruturais e políticas. Para que o Plano Diretor cumpra sua função social, é fundamental garantir maior participação da sociedade civil no planejamento urbano, fortalecer os mecanismos de fiscalização e ampliar os investimentos na regularização fundiária e urbanização de áreas precárias. Somente com uma abordagem integrada e inclusiva será possível reduzir as desigualdades socioespaciais e promover o desenvolvimento sustentável da cidade.pt_BR
dc.format.extent43 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectReforma Urbanapt_BR
dc.subjectPlano Diretor Municipalpt_BR
dc.subjectDireito à moradiapt_BR
dc.subjectZEIS do Recifept_BR
dc.titleReforma Urbana no Município de Recife: a (im)possibilidade a partir da análise de seu Plano Diretorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9812412206417542pt_BR
dc.description.abstractxThis undergraduate thesis aims to analyze urban reform in the Municipality of Recife by examining the current Master Plan, established by Complementary Law No. 2/2021, and its effectiveness in ensuring the right to housing and socio-spatial inclusion. The research begins with a historical overview of the emergence of Master Plans in Brazilian law, highlighting their evolution and regulation through the City Statute (Law No. 10.257/2001), which sets fundamental guidelines for sustainable and equitable urban development. The analysis of Recife’s housing deficit reveals persistent challenges such as real estate speculation, socio-spatial segregation, and the insufficiency of effective public policies to ensure adequate housing for low-income populations. The study also discusses the implementation of Special Zones of Social Interest (ZEIS) and Social Interest Communities (CIS) as urban planning instruments, evaluating their effectiveness in protecting areas occupied by vulnerable populations. Furthermore, the research highlights the advancements in Recife’s new Master Plan, such as prioritizing the allocation of vacant properties for social housing and regulating social rent programs. However, it also identifies weaknesses in the plan’s drafting process, particularly the exclusion of public participation, which compromises the democratic management of the city and the effectiveness of its housing policies. The study concludes that despite regulatory advancements, the realization of the right to housing in Recife still faces structural and political barriers. For the Master Plan to fulfill its social function, it is crucial to ensure greater civic participation in urban planning, strengthen monitoring mechanisms, and increase investments in land regularization and the urbanization of precarious areas. Only through an integrated and inclusive approach will it be possible to reduce socio-spatial inequalities and promote the city’s sustainable development.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::NÃO SE APLICApt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - MARIA LUÍSA DE MELO SOARES LEITE.pdf348,95 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons