Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65210

Compartilhe esta página

Título: Educação Física Escolar nos anos iniciais: uma análise de dados de escolas públicas do Recife e região metropolitana.
Autor(es): SILVA, Vitória Diniz Amorim da
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Escolas; Ensino Fundamental; Profissional de Educação Física
Data do documento: 5-Ago-2025
Citação: SILVA, Vitória Diniz Amorim da. Educação Física Escolar nos anos iniciais: uma análise de dados de escolas públicas do recife e região metropolitana. 2025. 22 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A prática de atividade física nos períodos iniciais da vida promove inúmeros benefícios físicos, psicológicos, cognitivos e emocionais, a longo prazo. Esses aspectos contribuem para a formação integral do aluno, que através da matéria da Educação Física constroem, treinam e fortalecem seu senso crítico e estratégico, sua saúde física e mental, bem como sua autonomia no que diz respeito ao uso de todo o conhecimento adquirido sobre a cultura corporal de movimento durante as aulas dessa matéria. Ter aulas de Educação Física é direito do cidadão, pois a Lei Federal nº 9.969 determina que ela é obrigatória na Educação Básica, fazendo parte da formação integral do aluno, no entanto poucas escolas da rede pública de ensino ofertam aulas desta matéria. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma pesquisa exploratória sobre as escolas públicas de Recife e Região Metropolitana que possuem os anos iniciais de ensino, quanto a realização das aulas de Educação Física. A coleta e análise de dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa diante das realidades apresentadas. Os dados foram solicitados por mais de uma forma de contato, e-mail, e pela plataforma virtual E-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão). A pesquisa revelou que a maioria das cidades respondentes não atingiram nem 30% do total de suas escolas ofertando aulas de Educação Física. A dificuldade de acesso a dados online é um obstáculo. É crucial valorizar a disciplina, garantindo sua oferta e ambientes adequados para uma formação completa dos alunos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65210
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VITÓRIA DINIZ SILVA TCC.pdf404,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons