Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65212
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | França, Tereza Luiza De | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Weydson Wallis Gouveia | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-19T19:32:54Z | - |
dc.date.available | 2025-08-19T19:32:54Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Weydson Wallis Gouveia. EVASÃO FEMININA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. 2025. 25 v. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65212 | - |
dc.description.abstract | A evasão escolar nas aulas de Educação Física é um fenômeno complexo que afeta especialmente estudantes do sexo feminino do Ensino Médio, com impactos significativos sobre a formação integral das estudantes. Esse afastamento, por vezes, está relacionado a fatores socioculturais, questões de autoestima, estigmas de gênero e à falta de representatividade e acolhimento nas práticas pedagógicas. Com isso, compromete-se não apenas a formação corporal, mas também, dimensões socioemocionais e identitárias dessas estudantes. Este estudo de natureza qualitativa tem por objetivo analisar os fatores associados à evasão feminina nas aulas de Educação Física no Ensino Médio, tomando por base a literatura. Neste contexto, busca-se compreender, a partir de referenciais teóricos e estudos já realizados, como aspectos socioculturais, pedagógicos, emocionais e estruturais contribuem para o afastamento das estudantes, evidenciando desafios e possíveis caminhos para tornar as práticas mais inclusivas, equitativas e significativas para o público feminino. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca em bases de dados e a realizada por meio de busca sistematizada em bases de dados científicas e na literatura especializada sobre o tema. Essa metodologia permite reunir, analisar e sintetizar os conhecimentos produzidos em diferentes estudos, com o intuito de identificar padrões, lacunas e contribuições relevantes acerca da evasão feminina nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foram selecionados três estudos que tratavam diretamente da temática. Os resultados apontam que as principais causas da evasão estão relacionadas a metodologias pedagógicas não significativas às expectativas das estudantes. A infraestrutura inadequada e práticas docentes que reproduzem estereótipos de gênero. A literatura analisada fornece subsídios relevantes para a construção de práticas pedagógicas mais inclusivas. Este estudo aponta indícios para a construção de outras pesquisas na perspectiva de ampliar o universo de debates e reflexões sobre o seu objeto. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Participação feminina | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.title | EVASÃO FEMININA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | França, Sandra Cristhianne | - |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8809406318062867 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Dropping out of Physical Education classes is a complex phenomenon that particularly affects female high school students, with significant impacts on their overall development. This dropout is sometimes linked to sociocultural factors, self-esteem issues, gender stigmas, and a lack of representation and acceptance in pedagogical practices. This compromises not only the physical development of these students, but also the socio-emotional and identity dimensions. This qualitative study aims to analyze the factors associated with female dropout in high school Physical Education classes, drawing on the literature. In this context, we seek to understand, based on theoretical frameworks and previous studies, how sociocultural, pedagogical, emotional, and structural aspects contribute to student dropout, highlighting challenges and possible paths to making practices more inclusive, equitable, and meaningful for female students. This is an integrative literature review, conducted through database searches and systematic searches of scientific databases and specialized literature on the topic. This methodology allows us to gather, analyze, and synthesize the knowledge produced in different studies, aiming to identify patterns, gaps, and relevant contributions regarding female dropout rates in high school Physical Education classes. Three studies that directly addressed the topic were selected. The results indicate that the main causes of dropout rates are related to pedagogical methodologies that do not meet the expectations of students, inadequate infrastructure, and teaching practices that reproduce gender stereotypes. The analyzed literature provides relevant information for developing more inclusive pedagogical practices. This study provides evidence for further research with a view to expanding the scope of debate and reflection on its subject. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Weydson.pdf | 385 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons