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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65229

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorACIOLY, Angélica de Souza Galdino-
dc.contributor.authorVALENÇA, Luciula Vasconcelos-
dc.date.accessioned2025-08-20T14:20:58Z-
dc.date.available2025-08-20T14:20:58Z-
dc.date.issued2025-07-16-
dc.identifier.citationVALENÇA, Luciula Vasconcelos. O uso de padrões de acessibilidade web para o aperfeiçoamento do desenvolvimento de uma plataforma digital acadêmica. Dissertação (Mestrado em Ergonomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65229-
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo geral propor recomendações de acessibilidade e usabilidade para o aperfeiçoamento da interface digital da plataforma acadêmica do Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) da UFPE, atualmente em fase de desenvolvimento. As recomendações visam promover a inclusão digital e aprimorar a experiência dos usuários, contribuindo para uma futura implementação mais alinhada às diretrizes do design universal e às normas de acessibilidade. A pesquisa justifica- se pela existência de falhas recorrentes em plataformas acadêmicas que desconsideram requisitos normativos e princípios do Design Universal, impactando negativamente a experiência de pessoas com deficiência e contrariando marcos legais como a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e padrões como as Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG 2.1). A pesquisa, do tipo estudo aplicado, utilizou abordagem metodológica mista, articulando avaliação heurística por especialistas, inspeção automatizada por meio da ferramenta WAVE e análise estatística descritiva e não paramétrica. Os resultados foram organizados por meio de uma matriz de combinação entre os achados da avaliação heurística e os erros identificados pela ferramenta automatizada, permitindo a análise integrada dos dados. Os resultados evidenciaram falhas críticas nas páginas “Novo Projeto” e “Animais”, como ausência de contraste (WCAG) e inconsistências visuais (heurísticas H4, H5, H7 e H10), comprometendo a experiência do usuário. A triangulação dos métodos possibilitou uma análise integrada, destacando pontos de sobreposição e complementaridade entre os achados. Constatou-se que a interface da plataforma não atende plenamente aos critérios de acessibilidade, usabilidade e design centrado no usuário. Conclui-se que a articulação entre métodos automatizados e avaliação heurística é eficaz para diagnosticar barreiras digitais e propor intervenções fundamentadas. A pesquisa oferece subsídios teóricos e técnicos para o desenvolvimento de ambientes acadêmicos mais inclusivos, alinhados às exigências legais e à equidade no ensino superior.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectPlataforma digitalpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.titleO uso de padrões de acessibilidade web para o aperfeiçoamento do desenvolvimento de uma plataforma digital acadêmicapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6729903179049613pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2340148229327443pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ergonomiapt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to propose accessibility and usability recommendations to enhance the digital interface of the academic platform of the Ethics Committee on the Use of Animals (CEUA) at the Federal University of Pernambuco (UFPE), currently under development. The recommendations are intended to foster digital inclusion and improve user experience, contributing to a future implementation more closely aligned with the principles of universal design and established accessibility standards. The study is justified by the recurring failures of academic platforms that overlook normative requirements and universal design principles, thereby negatively impacting the experience of persons with disabilities and violating legal frameworks such as the Brazilian Inclusion Law (2015) and guidelines such as the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG 2.1). This applied study employed a mixed-methods approach, combining expert-driven heuristic evaluation, automated inspection using the WAVE tool, and descriptive and nonparametric statistical analysis. The results were synthesized in a matrix that cross-referenced findings from the heuristic evaluation with errors identified by the automated tool, allowing for an integrated data analysis. Critical usability issues were found on the "New Project" and "Animals" pages, including lack of contrast (WCAG) and visual inconsistencies (heuristics H4, H5, H7, and H10), which compromise the user experience. The triangulation of methods enabled a comprehensive analysis, highlighting overlaps and complementarities between findings. It was found that the platform interface does not fully meet accessibility, usability, and user-centered design criteria. The study concludes that the integration of automated tools and heuristic evaluation is effective for diagnosing digital barriers and proposing evidence-based interventions. This research provides theoretical and technical support for the development of more inclusive academic environments, aligned with legal requirements and equity in higher education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ergonomia

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