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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65241
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | DUARTE, Petra Oliveira | - |
dc.contributor.author | SILVA, Mágno Wesley Gomes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T16:33:02Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T16:33:02Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-11 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mágno Wesley Gomes da. Atenção à criança com transtorno do espectro autista no sistema de saúde público brasileiro: Uma revisão integrativa sobre identificação, diagnóstico e encaminhamento. 2025. 35 f. TCC (Graduação em Saúde Coletiva) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65241 | - |
dc.description.abstract | O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta o desenvolvimento infantil e exige atenção cuidadosa desde os primeiros sinais. Este trabalho teve como objetivo entender, a partir de uma revisão integrativa da literatura, como tem sido descrito o processo de identificação, diagnóstico e encaminhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no sistema de saúde brasileiro. Foram consultadas as bases PubMed, Scielo e Google Acadêmico, usando descritores em português e inglês relacionados ao tema. Após a triagem e leitura completa dos estudos, oito artigos publicados entre 2020 e 2024 foram incluídos na análise. A leitura dos trabalhos permitiu agrupar os achados em cinco grandes eixos: identificação dos primeiros sinais, relação entre profissionais de saúde e famílias, processo de diagnóstico, participação familiar e fluxo de encaminhamentos. De forma geral, os estudos mostram que a atenção primária tem papel essencial na detecção precoce, e que o vínculo com as famílias é determinante para que esse cuidado aconteça de forma efetiva. Ao mesmo tempo, os desafios enfrentados — como a falta de preparo das equipes, a demora nos encaminhamentos e a dificuldade de acesso a especialistas — revelam a necessidade de investir mais na formação profissional e no fortalecimento da rede de atenção. O estudo reforça que escutar, acolher e apoiar as famílias são atitudes fundamentais para garantir que o cuidado às crianças com TEA seja mais humano, eficiente e resolutivo. | pt_BR |
dc.format.extent | 35 | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Diagnóstico precoce | pt_BR |
dc.subject | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject | Sistema único de saúde | pt_BR |
dc.title | Atenção à criança com transtorno do espectro autista no sistema de saúde público brasileiro: uma revisão integrativa sobre identificação, diagnóstico e encaminhamento. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9297903236097455 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7979625979935179 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Autism Spectrum Disorder (ASD) is a condition that affects child development and requires careful attention from the first signs. This study aimed to understand, through an integrative literature review, how the process of identification, diagnosis, and referral of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) has been described in the Brazilian healthcare system. The databases PubMed, Scielo and Google Scholar were consulted using descriptors in both Portuguese and English related to the topic. After screening and full-text reading, eight articles published between 2020 and 2024 were included in the analysis. The reviewed studies were organized into five main thematic axes: identification of early signs, the relationship between healthcare professionals and families, the diagnostic process, family participation, and referral flow. Overall, the studies highlight that primary healthcare plays a key role in early detection, and that a strong bond with families is essential for effective care. At the same time, the challenges encountered—such as lack of professional preparation, delays in referrals, and limited access to specialists—reveal the need for greater investment in professional training and in strengthening the care network. This study reinforces that listening to, welcoming, and supporting families are fundamental actions to ensure that care for children with ASD is more humane, effective, and resolutive. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NSC) - Núcleo de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Saúde Coletiva | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Saúde Coletiva |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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TCC MÁGNO WESLEY.pdf | 668,84 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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