Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65243
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Maria Alana de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-20T17:00:36Z | - |
dc.date.available | 2025-08-20T17:00:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-19 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Maria Alana de Araujo. (Re)contando a experiência de estágio supervisionado: narrativas que atravessam o sócio-histórico-cultural das máscaras de Bezerros-PE. 2025. 39 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia - Licenciatura, Centro Acadêmico do Agreste, Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65243 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada “(Re)contando a experiência de estágio supervisionado: narrativas que atravessam o sócio-histórico-cultural das máscaras de Bezerros-PE”objetiva compreender como a identidade dos artesãos das máscaras de Bezerros mobiliza a dimensão sócio-histórico-cultural nas práticas de estágio supervisionado, apresentando a vivência em uma turma do 5° do Ensino Fundamental e o envolvimento com a regência para o ensino de Artes, que se dá a partir do meu encontro com o livro Máscaras de Bezerros e configurou-se enquanto uma oportunidade de resgatar, e valorizar os saberes culturais da população bezerrense. Fundamentada na Teoria do Discurso, conforme Laclau e Mouffe (2015). Que considera a produção discursiva que envolve o currículo como uma construção dinâmica, multifacetada e potencialmente transformadora. Foi e é com Brandão (2008) que as narrativas dos artesãos bezerrenses, são situadas como expressões da identidade cultural das máscaras, essa formada por diversos fazeres artísticos que transformam a matéria bruta usando da arte das mãos em água, papel e cola para (re)criar o imaginário dos objetos culturais do mundo simbólico atravessado por práticas educativas no aprender-ensinar, saberes, memórias e identidades locais. No entanto, a prática de estágio nos levou ao papel escolar assumido pelo uso do Organizador Curricular — alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo de Pernambuco —, que impôs uma lógica normativa, a qual tende a padronizar práticas curriculares e pedagógicas, restringindo possibilidades de interpretação e tradução por parte dos professores e da escola, o que encontramos em Kreuz e Leite (2022) como hegemonia curricular e a necessidade dos professores se reconhecerem como construtores da produção curricular. É através do ensino de Artes nessa experiência de estágio que se faz possível assumir o caráter construtor curricular, com práticas curriculares de função social e política, comprometidas com os estudantes para o desenvolvimento dos significados históricos-culturais sobre si mesmos e o seu contexto local. | pt_BR |
dc.format.extent | 44p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
dc.subject | Máscaras de Bezerros | pt_BR |
dc.subject | Práticas curriculares | pt_BR |
dc.subject | Identidade cultural | pt_BR |
dc.title | (Re)contando a experiência de estágio supervisionado: narrativas que atravessam o sócio-histórico-cultural das máscaras de Bezerros-PE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8968232513810253 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The research aims The research entitled “(Re)telling the supervised internship experience: narratives that traverse the socio-historical-cultural context of the masks of Bezerros-PE” aims to understand how the identity of the artisans of the masks of Bezerros mobilizes the socio-historical-cultural dimension in supervised internship practices, presenting the experience in a 5th grade elementary school class and the involvement with conducting for the teaching of Arts, which takes place in the context of the cultural heritage of the region. historical-cultural dimension in supervised internship practices, presenting the experience in a 5th grade elementary school class and the involvement with the teaching of Arts, which arose from my encounter with the book Máscaras de Bezerros (Masks of Bezerros) and was configured as an opportunity to rescue and value the cultural knowledge of the Bezerros population. Based on Discourse Theory, according to Laclau and Mouffe (2015), which considers the discursive production involving the curriculum as a dynamic, multifaceted, and potentially transformative construction. It was and is with Brandão (2008) that the narratives of the artisans of Bezerros are situated as expressions of the cultural identity of the masks, formed by various artistic practices that transform raw materials using the art of the hands in water, paper, and glue to (re)create the imaginary of cultural objects from the symbolic world traversed by educational practices in learning-teaching, knowledge, memories, and local identities. However, the internship practice led us to the school role assumed by the use of the Curriculum Organizer — aligned with the guidelines of the National Common Core Curriculum (BNCC) and the Pernambuco Curriculum — which imposed a normative logic, which tends to standardize curricular and pedagogical practices, restricting possibilities for interpretation and translation by teachers and the school, which encroaches on the school's role. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARIA ALANA DE ARAUJO OLIVEIRA.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons