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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65248

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dc.contributor.advisorLIMA, Rafaella Asfora Siqueira Campos-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Raiana Barboza de-
dc.date.accessioned2025-08-20T17:55:16Z-
dc.date.available2025-08-20T17:55:16Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-19-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raiana Barboza de. A Comunicação Aumentativa e Alternativa para Crianças e Adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação na Escola: uma Revisão Integrativa de Literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65248-
dc.description.abstractO presente estudo debruça-se em uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) e tem por objetivo investigar como a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) amplia a competência linguística e promove o acesso ao currículo de crianças e adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) na escola. Assim, é pertinente destacarmos que a CAA é um recurso essencial para os sujeitos que apresentam limitações na fala para se comunicar e expressar os desejos, sentimentos e vontades, de forma a participarem ativamente e com autonomia das atividades vivenciadas no dia a dia. Posto isso, para o embasamento teórico, foram utilizados os autores Souza et al, Passerino e Bez, Manzini et al., Montenegro et al., Picalho et al., entre outros, bem como algumas leis direcionadas ao público-alvo em questão, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), de nº 13.146/2015. Foram coletadas 10 pesquisas acadêmicas nas bases de dados da ProQuest, do PubMed e da Educational Resources Information Centre (ERIC), que concerne ao objeto de estudo, tendo por marco temporal as publicações que abrangem os anos de 2014 a 2024. Portanto, por intermédio das produções científicas elencadas ao decorrer do trabalho, foi possível perceber a importância e a contribuição da CAA para as crianças e os adolescentes com NCC, tendo em vista que ela auxilia na sua autonomia, inclusão escolar, acesso ao currículo, bem como na ampliação da competência linguística nos espaços escolares.pt_BR
dc.format.extent26p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectcurrículopt_BR
dc.subjectcompetência linguísticapt_BR
dc.subjectcomunicação aumentativa e alternativapt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjectnecessidades complexas de comunicaçãopt_BR
dc.titleA Comunicação Aumentativa e Alternativa para Crianças e Adolescentes com Necessidades Complexas de Comunicação na Escola: uma Revisão Integrativa de Literaturapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5335973872918316pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://lattes.cnpq.br/9790116928577230pt_BR
dc.description.abstractxThis study is an Integrative Literature Review (ILR) and aims to investigate how Augmentative and Alternative Communication (AAC) expands linguistic competence and promotes access to the curriculum for children and adolescents with complex communication needs (CCN) at school. Thus, it is pertinent to highlight that AAC is an essential resource for individuals with speech limitations to communicate and express their desires, feelings, and wishes, allowing them to actively and autonomously participate in daily activities. Therefore, for the theoretical basis, the authors Souza et al., Passerino and Bez, Manzini et al., Montenegro et al., Picalho et al., among others, were used, as well as some laws directed at the target audience in question, such as the Brazilian Law for the Inclusion of Persons with Disabilities (LBI), nº 13,146/2015. Ten academic studies were collected from the ProQuest, PubMed, and Educational Resources Information Center (ERIC) databases, concerning the object of study, with publications covering the years 2014 to 2024 as the timeframe. Therefore, through the scientific productions listed throughout the work, it was possible to perceive the importance and contribution of AAC for children and adolescents with NCC, considering that it helps in their autonomy, school inclusion, access to the curriculum, as well as in the expansion of linguistic competence in school spaces.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação (DPSIE)pt_BR
dc.degree.graduationLicenciatura em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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