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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65250

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTANA, Clauzivaldo Cicero de-
dc.date.accessioned2025-08-20T19:38:05Z-
dc.date.available2025-08-20T19:38:05Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationSANTANA, Clauzivaldo Cicero de. Análise cinematográfica e a popularização da ciência: um estudo do filme divertidamente. 2025. 37 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65250-
dc.description.abstractAo mesmo tempo em que a ciência expande-se, uma ferramenta de expressão artística ganha força pelo mundo, o cinema. A conexão entre essas duas áreas foi inevitável, uma vez que a ciência fornece uma gama de informações científicas que é de interesse social e biológico, enquanto que o cinema tem a capacidade de comunicar-se com uma grande diversidade de pessoas com faixa etária diferentes. Com essa inserção da ciência no meio cinematográfico, tornou-se necessário avaliar como esses assuntos do meio científico são utilizados nos filmes, principalmente nas animações. Este estudo analisou a relação entre o conteúdo científico e o espaço cinematográfico, para inferir as contribuições para a popularização da ciência, os possíveis desvios do sentido científico e sua possibilidade para o ensino na educação básica. Para a análise foi necessário utilizar o método de análise de conteúdo de Bardin, que precisou ter uma adaptação para análise do conteúdo do filme divertidamente. Os resultados demonstram uma alta utilização da ciência como base para a construção da narrativa cinematográfica, de uma forma coerente com os conteúdos científicos abordados na animação. Desta forma, o filme divertidamente é uma ferramenta de comunicação que apresenta conhecimento científico, sendo um forte aliado na popularização da ciência para a sociedade, também é uma ferramenta pedagógica potente para o ensino das ciências ao abordar os conteúdos de forma adequada e acessível aos discentes da educação básica.pt_BR
dc.format.extent37p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectCiência no cinemapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPopularização da ciênciapt_BR
dc.titleAnálise cinematográfica e a popularização da ciência: um estudo do filme divertidamente.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2003204444175039pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxAs science continues to expand, an artistic expression tool has gained strength around the world cinema. The connection between these two fields has become inevitable, since science provides a range of scientific information of social and biological interest, while cinema has the ability to communicate with a wide variety of people across different age groups. With the insertion of science into cinematography, it became necessary to evaluate how scientific topics are used in films, especially in animated productions. This study analyzed the relationship between scientific content and the cinematic space in order to infer contributions to the popularization of science, possible distortions of scientific meaning, and its potential for use in basic education. For the analysis, Bardin’s content analysis method was used, with adaptations made for the analysis of the film Inside Out. The results show a high level of use of science as a foundation for building the film’s narrative, in a way that is consistent with the scientific content portrayed in the animation. In this way, the movie Inside Out is a communication tool that presents scientific knowledge, acting as a strong ally in the popularization of science for society. It is also a powerful pedagogical tool for teaching science, presenting content in an appropriate and accessible way for students in basic education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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