Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65273
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | AZEVEDO, Alexander William | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Marta Maria dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T16:37:04Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T16:37:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-16 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Marta Maria dos. Gestão do Conhecimento em Projeto de Extensão Universitária: estudo de caso do capibarib-e racing da ufpe. 2025. Trabalho de Conclusão de Cursp (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65273 | - |
dc.description.abstract | O estudo investiga a aplicação da Gestão do Conhecimento (GC) em projeto de extensão universitária, ambiente caracterizado pelo dinamismo e pela alta rotatividade de membros. Partindo do pressuposto de que o saber gerado nessas iniciativas é um ativo valioso, mas frequentemente subutilizado, a pesquisa buscou responder como as ferramentas de GC podem ser aplicadas para gerenciar de forma eficaz o conhecimento, garantindo sua disponibilidade e utilização. O objetivo geral foi analisar o uso das ferramentas de GC no projeto de extensão Capibarib-E Racing da Universidade Federal de Pernambuco. Para tanto, adotou-se como método a abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso, com coleta de dados realizada via análise documental e observação não participativa. Os resultados evidenciaram que a equipe utiliza ferramentas digitais como o Discord e o Google Drive de forma reativa e não sistematizada. Constatou-se que essa abordagem, embora gere impactos positivos como a criação de uma memória organizacional e a facilitação do compartilhamento de conhecimento, apresenta fragilidades, como a perda de conhecimento tácito. Conclui-se que, para garantir a sustentabilidade do aprendizado e potencializar os impactos do projeto de extensão, é fundamental que a equipe transcenda a aplicação reativa das ferramentas e desenvolva uma cultura e uma estratégia proativa de Gestão do Conhecimento. | pt_BR |
dc.format.extent | 53p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Extensão Universitária | pt_BR |
dc.subject | Compartilhamento do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas de Gestão do Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Cultura Organizacional | pt_BR |
dc.title | Gestão do Conhecimento em Projeto de Extensão Universitária: Estudo de Caso do Capibarib-E Racing da UFPE | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9768211931819016 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4197021900537420 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study investigates the application of Knowledge Management (KM) in a university extension project, an environment characterized by dynamism and high member turnover. Based on the premise that the knowledge generated in these initiatives is a valuable but often underutilized asset, the research sought to answer how KM tools can be applied to effectively manage knowledge, ensuring its availability and use. The general objective was to analyze the use of KM tools in the Capibarib-E Racing extension project at the Federal University of Pernambuco. To this end, a qualitative approach was adopted as the method, through a case study, with data collection conducted via document analysis and non-participant observation. The results showed that the team uses digital tools such as Discord and Google Drive in a reactive and unsystematized manner. It was found that this approach, although it generates positive impacts such as the creation of an organizational memory and the facilitation of knowledge sharing, has weaknesses, such as the loss of tacit knowledge. It is concluded that, to ensure the sustainability of learning and to potentiate the impacts of the extension project, it is essential for the team to transcend the reactive application of tools and develop a proactive Knowledge Management culture and strategy. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informação | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAC-Curso de Gestão da Informação – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Gestão da Informação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Marta Maria dos Santos.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons