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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65287

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Thais Maria da-
dc.contributor.authorSILVA, Letícia Vitória Rodrigues da-
dc.date.accessioned2025-08-21T20:04:34Z-
dc.date.available2025-08-21T20:04:34Z-
dc.date.issued2025-08-04-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Vitória Rodrigues da. A influência da dança na melhora da qualidade de vida de crianças típicas e atípicas: uma revisão sistematizada. 2025. 28 f. TCC (Bacharelado em Educação Física), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65287-
dc.description.abstractA infância é uma fase importante do desenvolvimento humano, onde práticas que promovam movimento, expressão e socialização são fundamentais para o bem-estar infantil. Neste contexto, a dança mostra-se como uma intervenção acessível e integradora, com potencial para influenciar positivamente a qualidade de vida das crianças. O presente estudo teve como objetivo sintetizar achados sobre a influência da dança na qualidade de vida de crianças, tanto típicas quanto atípicas. Foi realizada uma busca na base de dados PubMed, utilizando 21 descritores e palavras-chave em inglês, organizados conforme três categorias: dança (14), qualidade de vida (5) e crianças (2). Foram incluídos artigos que abordassem as três variáveis do presente estudo e que incluíssem intervenção, instrumentos utilizados, desfechos avaliados. A triagem e extração dos dados foram realizadas por um único revisor. Um total de quatro estudos atenderam aos critérios e foram selecionados para esta revisão. Todos os estudos incluídos utilizaram a dança como principal intervenção e as amostras foram compostas por crianças típicas e atípicas. Os benefícios da intervenção foram avaliados por meio de instrumentos que mensuram diferentes dimensões da qualidade de vida, como: bem-estar emocional, funcionamento social, autoestima, percepção corporal, mobilidade, equilíbrio e função motora. Entre os principais impactos, destacam-se a melhora da coordenação motora, da postura, da sociabilidade, da autoestima e do bem-estar emocional, além da redução de sintomas negativos, do aumento da autonomia e de ganhos na realização de atividades do cotidiano. De forma geral, os resultados demonstraram efeitos positivos e multidimensionais da dança na qualidade de vida das crianças. Conclui-se que a dança é uma prática promissora para a promoção da qualidade de vida infantil, sendo aplicável em contextos escolares, clínicos e comunitários.pt_BR
dc.format.extent28 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDançapt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.titleA influência da dança na melhora da qualidade de vida de crianças típicas e atípicas: uma revisão sistematizadapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLIMA, Andresa Amorim de-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/1549817607064448pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3319114455046905pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://orcid.org/0000-0001-5439-8016pt_BR
dc.description.abstractxChildhood is an important stage of human development, where practices that promote movement, expression, and socialization are fundamental to child well-being. In this context, dance proves to be an accessible and integrative intervention with the potential to positively influence children's quality of life. This study aimed to synthesize findings on the influence of dance on the quality of life of both typical and atypical children. A search was conducted in the PubMed database using 21 descriptors and keywords in English, organized into three categories: dance (14), quality of life (5), and children (2). Articles that addressed the three variables of this study and included the intervention, instruments used, and outcomes assessed were included. Data screening and extraction were performed by a single reviewer. A total of four studies met the criteria and were selected for this review. All included studies used dance as the primary intervention, and the samples consisted of both typical and atypical children. The intervention's effects were assessed using instruments that measure different dimensions of quality of life, such as emotional well-being, social functioning, self-esteem, body awareness, mobility, balance, and motor function. The main impacts include improvements in motor coordination, posture, sociability, self-esteem, and emotional well-being, as well as a reduction in negative symptoms, increased autonomy, and improvements in performing daily activities. Overall, the results demonstrated positive and multidimensional effects of dance on children's quality of life. The conclusion is that dance is a promising practice for promoting children's quality of life and can be applied in school, clinical, and community settings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Bacharelado)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0728172271187748pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Bacharelado)

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