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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65295
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | BARRETO NETO, Augusto Cesar | - |
dc.contributor.author | SANTOS, WISLAINE YASMIM | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-21T22:35:58Z | - |
dc.date.available | 2025-08-21T22:35:58Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-16 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-20 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Wislaine Yasmim. Prevalência dos traumas de fêmur em ocorrência atendidos por um serviço móvel de urgência no agreste de Pernambuco. 2025. 29 f. TCC (Graduação em Enfermagem) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65295 | - |
dc.description.abstract | Introdução: o trauma de fêmur representa um relevante problema de saúde pública devido à sua elevada taxa de morbimortalidade, especialmente entre idosos, sendo fundamental compreender seus fatores associados no contexto pré-hospitalar. O presente estudo objetiva analisar a prevalência, fatores preditivos e dependentes associados às fraturas de fêmur em ocorrência do serviço de atendimento móvel de urgência no Agreste de Pernambuco. Métodos: Estudo transversal do tipo “survey”, com abordagem quantitativa, realizada a partir de análise de prontuários em uma unidade de serviço de atendimento móvel de urgência no Agreste de Pernambuco. Foram incluídas vítimas de todas as idades de ambos os sexos com registro prontuário nos últimos sete anos aleatoriamente selecionadas por amostragem estratificadas. A amostra final foi de 1.661 prontuários analisados através do teste de média, teste exato de Fisher e qui quadrado para tendência, e teste de Phi. Foi utilizado o nível de significância p <0,05. Resultados: A amostra final foi constituída por 1661. A prevalência de fratura de fêmur foi de 1,51% (IC95% +- 1,02-2,21), com maiores prevalências em idosos mulheres e motoristas, o principal mecanismo cinemático preditivo para fratura de fêmur foi o capotamento. Conclusão: Estratégias que repercutem na redução dos riscos para mulheres, idosos(as) e acidentes automotivos podem ser fatores determinantes para efetividade de intervenções na redução das fraturas de fêmur. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Epidemiologia | pt_BR |
dc.subject | Traumatologia | pt_BR |
dc.subject | Trauma de fêmur | pt_BR |
dc.subject | Emergência | pt_BR |
dc.title | Prevalência dos traumas de fêmur em ocorrência atendidos por um serviço móvel de urgência no agreste de Pernambuco | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8986717846110981 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3253173192180834 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: Femur trauma represents a relevant public health problem due to its high morbidity and mortality rates, especially among the elderly, making it essential to understand its associated factors in the pre-hospital context. The present study aims to analyze the prevalence, predictive factors, and dependent variables associated with femoral fractures in cases attended by the Mobile Emergency Care Service in the Agreste region of Pernambuco. Methods: A cross-sectional survey-type study with a quantitative approach was conducted through medical record analysis in a Mobile Emergency Care Service unit in the Agreste region of Pernambuco. Victims of all ages and both sexes with medical records over the past seven years were randomly selected through stratified sampling. The final sample comprised 1,661 medical records analyzed using the mean test, Fisher’s exact test, chi-square test for trend, and Phi test. A significance level of p < 0.05 was adopted. Results: The final sample consisted of 1,661 cases. The prevalence of femoral fractures was 1.51% (95% CI: 1.02–2.21), with higher prevalence among elderly women and drivers. The main predictive kinematic mechanism for femoral fractures was rollover accidents. Conclusion: Strategies aimed at reducing risks for women, the elderly, and automotive accidents may be determining factors for the effectiveness of interventions in reducing femoral fractures. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NE) - Núcleo de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Enfermagem | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0003-7753-3681 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Enfermagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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