Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65327

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCOVALESKI, Rogerio Luiz-
dc.contributor.authorSANTOS, Debora Maria dos-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:38:24Z-
dc.date.available2025-08-22T14:38:24Z-
dc.date.issued2024-10-17-
dc.identifier.citationSANTOS, Debora Maria Dos. Comunicação mercadológica infantil em tempos de capitalismo de vigilância : uma análise sobre a eficácia das ferramentas de "controle parental" em redes sociais digitais. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65327-
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em uma investigação acerca da infância como consumidoras e como produto do consumo. O objetivo da pesquisa é analisar e compreender se as estratégias de controle parental são eficazes para a proteção da infância, já que a problemática abordada é como conteúdos impróprios e comunicação mercadológica são ou não filtrados corretamente? As plataformas de mídia digitais consideram esse tipo de comunicação publicitária abusiva para as crianças? A pesquisa apresenta três partes: a primeira, Infâncias em Conexão: Uma Jornada do Capital à Sociedade Digital, tem como ponto de partida a invenção da infância diante de uma sociedade da vigilância; na segunda, Publicidade Híbrida, Publicidade de Controle e a Comunicação Mercadológica Direcionada em Tempos de Capitalismo De Vigilância, a comunicação mercadológica se desdobra numa publicidade de controle, baseada na economia de dados infantis, cada vez mais explorados ; já na terceira, Navegando na Parentalidade: Educando em Tempos de Redes Sociais, o conceito de parentalidade é problematizado, assim como as definições e discussões em torno das estratégias de controle parental. Como percurso metodológico, o ponto de partida é a pesquisa bibliográfica, tendo como tipo de pesquisa qualitativa, com análises netnográficas dos documentos das plataformas e políticas de privacidade. A última etapa metodológica foi a aplicação dos questionários aos pais de crianças e adolescentes entre 10 a 15 anos, matriculadas em escolas públicas da rede Estadual de Ensino de Pernambuco na Gerência Regional de Educação Sertão Médio São Francisco, buscando entender o quanto pais e responsáveis estão familiarizados com ferramentas de controle parental e segurança online de crianças e adolescentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectCapitalismo de vigilânciapt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectControle parentalpt_BR
dc.titleComunicação mercadológica infantil em tempos de capitalismo de vigilância : uma análise sobre a eficácia das ferramentas de "controle parental" em redes sociais digitaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4294740292748017pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8848818321253108pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe present work consists of an investigation about children as consumers and as a product of consumption. The objective of the research is to analyze and understand whether parental control strategies are effective for the protection of childhood, since the problem addressed is how inappropriate content and marketing communication are or are not filtered correctly? Do digital media platforms consider this type of advertising communication abusive to children? The research has three parts: the first one, Childhoods in Connection: A Journey from Capital to the Digital Society, has as its starting point the invention of childhood in the face of a surveillance society; in the second, Hybrid Advertising, Control Advertising and Targeted Marketing Communication in Times of Surveillance Capitalism, marketing communication unfolds into control advertising, based on the economy of children's data, increasingly exploited; in the third, Navigating Parenting: Educating in Times of Social Networks, the concept of parenting is problematized, as well as the definitions and discussions around parental control strategies. As a methodological path, the starting point is bibliographic research, having as a type of qualitative research, with netnographic analysis of the documents of the platforms and privacy policies. The last methodological step was the application of questionnaires to parents of children and teenagers aged 10 to 15 years, enrolled in public schools of the State Education Network of Pernambuco in the Regional Management of Education Sertão Médio São Francisco, seeking to understand how familiar parents and guardians are with parental control tools and online safety of children and adolescents.pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Debora Maria Dos Santos.pdf13,58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons