Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65331

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorBARROS, Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2025-08-22T14:49:31Z-
dc.date.available2025-08-22T14:49:31Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationBARROS, Rayana Rezende Gomes Demetrio de Vasconcelos. O Desejo como ritual de passagem em sol das almas de Hermilo Borba Filho. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65331-
dc.description.abstractA obra Sol das Almas, de Hermilo Borba Filho, retrata a vida de Jó, um pastor protestante que lida com um conflito pessoal: embora queira ser um eclesiástico de sucesso, respeitando a fé e os princípios bíblicos, precisa lidar com a sua humanidade e seus desejos carnais. Para expressar esse conflito, Hermilo envereda na psicologia do protagonista e nos caminhos que o levaram ao seu fim trágico. Um dos recursos usados por Hermilo foi o de construir um personagem que encerra uma tensão interiorizada (Bosi, 2015). Ou seja, voltar-se para a existência de um personagem que não age contra o mundo, mas reflete sobre o mesmo, colocando-o em uma perspectiva subjetiva. Assim, a presente pesquisa busca entender como a estrutura narrativa e o conceito de tensão interiorizada influenciam na construção do personagem Jó. Para tal, consideramos a estrutura tríplice do livro e todos os objetos de desejo do protagonista, como o livro verde, seus dois pares românticos — Júlia e Estela —, além da própria morte. Para tanto, lançamos mão das teorias de Freud (2015) sobre a sociedade e a morte, de Bosi (2015) sobre a estrutura narrativa e de Lima (1980) sobre a construção literária na obra de Hermilo Borba Filho. Dessa maneira, desvendamos que o conflito pessoal vivido por Jó se manifesta pelo modo como Hermilo Borba Filho construiu a estrutura narrativa do romance: valendo-se de determinados procedimentos formais, a exemplo de elementos teatrais ou de certos procedimentos linguísticos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectSol das Almaspt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectHermilo Borba Filhopt_BR
dc.titleO desejo como ritual de passagem em sol das almas de Hermilo Borba Filhopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2880900072433459pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxSol das Almas, by Hermilo Borba Filho, portrays the life of Jó, a Protestant pastor who faces a personal conflict: although he wants to be a successful clergyman, respecting faith and biblical principles, he must also confront his humanity and carnal desires. To express this conflict, Hermilo delves into the protagonist's psychology and the paths that led him to his tragic end. One of the techniques Hermilo employs is the creation of a character marked by internalized tension (Bosi, 2015). In other words, he focuses on the existence of a character who does not act against the world but rather reflects on it, placing it in a subjective perspective. Thus, this research seeks to understand how the narrative structure and the concept of internalized tension influence the construction of the character Jó. To do so, we consider the book’s tripartite structure and all of the protagonist’s objects of desire, such as the green book, his two romantic interests — Júlia and Estela — and even death itself. For this analysis, we draw on Freud’s (2015) theories on society and death, Bosi’s (2015) work on narrative structure, and Lima’s (1980) studies on literary construction in Hermilo Borba Filho’s work. In this way, we reveal that the personal conflict experienced by Jó manifests through the way Hermilo Borba Filho structured the novel’s narrative: employing strategies.specific formal techniques, such as theatrical elements and certain linguisticpt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rayana Rezende Gomes Demetrio De Vasconcelos Barros.pdf632,43 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons