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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65336

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGOMES, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.authorMENDONÇA, Olga Cristiana Cavalcante de-
dc.date.accessioned2025-08-22T15:01:50Z-
dc.date.available2025-08-22T15:01:50Z-
dc.date.issued2024-11-21-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Olga Cristiana Cavalcante de. "Professora, eu vi Exu!" : uma experiência pedagógica decolonial no ensino de história para o enfrentamento ao racismo religioso, Cabo de Santo Agostinho-PE (2013-2022). Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65336-
dc.description.abstractA escola é um espaço de produção e reprodução das estruturas racistas na qual a sociedade brasileira estabeleceu-se. Não é incomum em nossas aulas de história ouvir um “tá repreendido em nome de Jesus” quando o conteúdo está relacionado à cultura afro- brasileira. Diante dessa realidade, temos como objetivo da nossa dissertação analisar o Projeto Ciclo de Atividades para Afirmação da Cultura Afro-brasileira da Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa, investigando em que medida este trabalho apresenta-se como uma proposta decolonial, fornecendo suporte para o enfrentamento ao racismo religioso. Utilizamos imagens, vídeos, depoimentos de estudantes e funcionários que testemunham a trajetória deste trabalho que existe há mais de dez anos. Consideramos tal atividade uma ferramenta de combate ao racismo estrutural que existe na sociedade brasileira. Esse Ciclo de Atividades tem demonstrado grande potencial de aberturas, diálogos e possibilidades de desconstruir o racismo religioso e uma experiência que reestrutura curricularidades. Dialogamos com Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro, Catherine Walsh, entre outros e outras estudiosos(as) com a finalidade de entender, por um lado, o Ensino de História entre suas formulações curriculares e a produção do epistemicídio da população negra e, por outro, alguns caminhos possíveis para o desenvolvimento de um Ensino de História inspirado na pedagogia decolonial. Como proposição didática construímos um documentário com base na história desse projeto considerando especialmente a relação da escola com o Terreiro Ilê Asé Sango Ayrá Ibonã, localizado em Pirapama, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Um material que seja útil na formação de professores e professoras, como também uma ferramenta a ser utilizada nas aulas de história, combatendo o racismo religioso através de uma pedagogia decolonial.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.subjectRacismo Religiosopt_BR
dc.title"Professora, eu vi Exu!" : uma experiência pedagógica decolonial no ensino de história para o enfrentamento ao racismo religioso, Cabo de Santo Agostinho-PE (2013-2022)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6340013985255614pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.description.abstractxThe school is a space for the production and reproduction of the racist structures upon which Brazilian society is established. It is not uncommon in our history classes to hear phrases such as "I rebuke you in the name of Jesus" when the content relates to Afro-Brazilian culture. In light of this reality, the objective of our dissertation is to analyze the Project Cycle of Activities for the Affirmation of Afro-Brazilian Culture at the "Escola Técnica Estadual Epitácio Pessoa", investigating to what extent this initiative presents itself as a decolonial proposal, providing support for addressing religious racism.We utilize images, videos, and testimonials from students and staff who have witnessed the trajectory of this work, which has existed for over ten years. We consider this activity a tool for combating the structural racism present in Brazilian society. This Cycle of Activities has demonstrated great potential for fostering openings, dialogues, and opportunities to deconstruct religious racism, as well as providing an experience that reconstructs curricular frameworks.We engage with scholars such as Nilma Lino Gomes, Sueli Carneiro, and Catherine Walsh, among others, with the aim of understanding, on one hand, the teaching of history within its curricular formulations and the production of epistemic violence against the Black population, and on the other, some possible paths for developing a history education inspired by decolonial pedagogy. As a didactic proposal, we have constructed a documentary based on the history of this project, particularly considering the relationship between the school and the Terreiro Ilê Asé Sango Ayrá Ibonã, located in Pirapama, in the city of Cabo de Santo Agostinho. This material aims to be useful for the training of teachers and serves as a tool to be used in history classes, combating religious racism through a decolonial pedagogy.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

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