Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIPPO, Bruno Rodrigo da Silva | - |
dc.contributor.author | AMORIM, Patrick Sérgio Rodrigues de | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-22T20:32:32Z | - |
dc.date.available | 2025-08-22T20:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-22 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Patrick. Benefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso(Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363 | - |
dc.description.abstract | Introdução: O futebol escolar é uma prática importante nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), que visa promover o desenvolvimento social e a inclusão por meio do esporte. Este trabalho aborda os benefícios dessa atividade, destacando sua capacidade de estimular habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito mútuo, além de contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo. Objetivo: Analisar se existem benefícios sociais da prática do futebol nas aulas de EFE. Método: Foram realizadas buscas nos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e ATTENA (Repositório Digital da UFPE). Encontramos 87 trabalhos. Destes, apenas 8 cumpriram os critérios de seleção, sendo 6 estudos de caso e 2 revisões bibliográficas. Resultados: O futebol nas aulas de EF age como promotor de habilidades sociais como, trabalho em equipe, comunicação, respeito, empatia, liderança, resolução de conflitos, autoconfiança e disciplina. Contudo, aponta a desigualdade de gênero como um obstáculo à participação das meninas. Conclusão: Promover inclusão e diversidade no futebol nas aulas de EFE é essencial. Isso pode ser feito nas escolas, por meio da formação de grupos mistos e eventos esportivos inclusivos. Essas ações enriquecem a experiência escolar, favorecem o desenvolvimento social dos estudantes e preparam-nos para um mundo diversificado, garantindo que se sintam valorizados e respeitados. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Futebol Escolar | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Social | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Social | pt_BR |
dc.title | Benefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1255714190703560 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Introduction: school football stands as a significant practice within Physical Education Classes (PEC), aiming to foster social development and inclusion through sport. This paper addresses the benefits of this activity, emphasizing its capacity to stimulate social skills such as teamwork and mutual respect, in addition to contributing to the formation of a more inclusive school environment. Objective: to analyze whether there are social benefits to the practice of football in PEC. Method: searches were conducted in the Scielo, Google Scholar, and ATTENA (UFPE Digital Repository) databases. We found 87 papers. Of these, only 8 met the selection criteria, comprising 6 case studies and 2 literature reviews. Results: football in PEC acts as a promoter of social skills including teamwork, communication, respect, empathy, leadership, conflict resolution, self-confidence, and discipline. However, it highlights gender inequality as an obstacle to girls' participation. Conclusion: promoting inclusion and diversity in football within PEC is essential. This can be achieved in schools through the formation of mixed-gender groups and inclusive sporting events. These actions enrich the school experience, foster student's social development, and prepare them for a diverse world, ensuring they feel valued and respected. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Patrick Sérgio Rodrigues de Amorim.pdf | 581,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons