Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIPPO, Bruno Rodrigo da Silva-
dc.contributor.authorAMORIM, Patrick Sérgio Rodrigues de-
dc.date.accessioned2025-08-22T20:32:32Z-
dc.date.available2025-08-22T20:32:32Z-
dc.date.issued2025-08-07-
dc.date.submitted2025-08-22-
dc.identifier.citationAMORIM, Patrick. Benefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso(Educação Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65363-
dc.description.abstractIntrodução: O futebol escolar é uma prática importante nas aulas de Educação Física Escolar (EFE), que visa promover o desenvolvimento social e a inclusão por meio do esporte. Este trabalho aborda os benefícios dessa atividade, destacando sua capacidade de estimular habilidades sociais, como trabalho em equipe e respeito mútuo, além de contribuir para a formação de um ambiente escolar mais inclusivo. Objetivo: Analisar se existem benefícios sociais da prática do futebol nas aulas de EFE. Método: Foram realizadas buscas nos bancos de dados da Scielo, Google Acadêmico e ATTENA (Repositório Digital da UFPE). Encontramos 87 trabalhos. Destes, apenas 8 cumpriram os critérios de seleção, sendo 6 estudos de caso e 2 revisões bibliográficas. Resultados: O futebol nas aulas de EF age como promotor de habilidades sociais como, trabalho em equipe, comunicação, respeito, empatia, liderança, resolução de conflitos, autoconfiança e disciplina. Contudo, aponta a desigualdade de gênero como um obstáculo à participação das meninas. Conclusão: Promover inclusão e diversidade no futebol nas aulas de EFE é essencial. Isso pode ser feito nas escolas, por meio da formação de grupos mistos e eventos esportivos inclusivos. Essas ações enriquecem a experiência escolar, favorecem o desenvolvimento social dos estudantes e preparam-nos para um mundo diversificado, garantindo que se sintam valorizados e respeitados.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectFutebol Escolarpt_BR
dc.subjectInclusão Socialpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento Socialpt_BR
dc.titleBenefício social da prática do futebol no ambiente escolar: uma revisão integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1255714190703560pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: school football stands as a significant practice within Physical Education Classes (PEC), aiming to foster social development and inclusion through sport. This paper addresses the benefits of this activity, emphasizing its capacity to stimulate social skills such as teamwork and mutual respect, in addition to contributing to the formation of a more inclusive school environment. Objective: to analyze whether there are social benefits to the practice of football in PEC. Method: searches were conducted in the Scielo, Google Scholar, and ATTENA (UFPE Digital Repository) databases. We found 87 papers. Of these, only 8 met the selection criteria, comprising 6 case studies and 2 literature reviews. Results: football in PEC acts as a promoter of social skills including teamwork, communication, respect, empathy, leadership, conflict resolution, self-confidence, and discipline. However, it highlights gender inequality as an obstacle to girls' participation. Conclusion: promoting inclusion and diversity in football within PEC is essential. This can be achieved in schools through the formation of mixed-gender groups and inclusive sporting events. These actions enrich the school experience, foster student's social development, and prepare them for a diverse world, ensuring they feel valued and respected.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC - Patrick Sérgio Rodrigues de Amorim.pdf581,14 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons