Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65370

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARRETO, Raylane Andreza Dias Navarro-
dc.contributor.authorFELIX, Sabrina Leite-
dc.date.accessioned2025-08-25T13:04:41Z-
dc.date.available2025-08-25T13:04:41Z-
dc.date.issued2025-07-07-
dc.identifier.citationFELIX, Sabrina Leite. O Ensino de literatura no contexto escolar : análise de uma prática docente. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65370-
dc.description.abstractO objetivo geral desta dissertação é analisar uma prática docente voltada à educação literária nas aulas de língua portuguesa no contexto do ensino médio. Em relação aos objetivos específicos, pretendemos: 1) analisar as concepções teórico-metodológicas acerca da educação literária que embasam a prática docente; 2) analisar como a professora planejou o ensino de literatura; 3) analisar como a literatura é didatizada em sala de aula. Este estudo justifica-se porque há uma inquietação acerca dos modos como a literatura é vivenciada na escola, mais especificamente nas aulas de português e literatura. Durante muito tempo os textos literários foram utilizados na escola com diferentes objetivos (ensino de gramática, retórica, história), mas, para além disso, a literatura é indispensável à formação de leitores literários. No que diz respeito à abordagem teórica, defendemos uma concepção de literatura como um sistema vivo de obras literárias (Candido, 2006); criação de toque poético, ficcional ou dramático em diferentes contextos sociais (Candido, 2012); uma porta para diferentes mundos que são construídos através da leitura (Lajolo, 2018), compreendendo o leitor como aquele que lê para si, para pensar, para agir e se reconstruir (Rouxel, 2014), que interage com o texto, que, quando lê, sofre, ri, se arrepia e se envolve com o lido; assumimos que a literatura na escola passará por um processo de didatização conforme Soares (1999); defendemos, a partir de Amorim et al. (2022), a leitura literária como indissociável do ensino de literatura na escola. No que se refere à metodologia, realizamos uma pesquisa qualitativa numa escola da rede estadual de ensino de Pernambuco, utilizando, como instrumentos e procedimentos de análise, a observação das aulas de literatura, a análise documental do planejamento da professora e a entrevista com a docente. Após a análise dos dados e discussão dos resultados, evidenciamos o planejamento de aulas como uma ferramenta indispensável para uma prática docente eficaz. Além disso, vimos a importância do texto literário como objeto central das aulas de literatura. Ainda, identificamos algumas dificuldades relacionadas ao ensino de literatura: tempo escolar que não permite uma vivência prolongada com textos literários; livros didáticos sem conteúdos que auxiliem nas aulas de literatura; formação inicial e continuada de professores que precisam debater novas formas de ensinar literatura na sala de aula. Por fim, considerando os objetivos e limites desta pesquisa, evidenciamos a necessidade também do desenvolvimento de outros estudos e pesquisas discutindo o currículo e o tempo dado ao literário na sala de aula, a formação inicial e continuada de professores de literatura, pesquisas sobre livros didáticos e a relação entre o ensino de literatura e as políticas de acesso às obras literárias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de literaturapt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectDidatização.pt_BR
dc.titleO Ensino de literatura no contexto escolar : análise de uma prática docentept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5947972441403887pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6749653436674174pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe general objective of this dissertation is to analyze a teaching practice focused on literary education in Portuguese language classes within the context of high school. Regarding the specific objectives, we aim to: 1) analyze the theoretical and methodological conceptions of literary education that support the teacher’s teaching practice; 2) analyze how the teacher planned literature instruction; 3) analyze how literature is taught in the classroom. This study is justified by concerns about how literature is experienced at school, more specifically in Portuguese and literature classes. For a long time, literary texts were used in schools for various purposes (teaching grammar, rhetoric, history); however, literature is essential for the formation of literary readers. From a theoretical perspective, we advocate for a concept of literature as a living system of literary works (Candido, 2006); a creation with poetic, fictional, or dramatic touches in different social contexts (Candido, 2012); a gateway to different worlds built through reading (Lajolo, 2018), understanding the reader as someone who reads for themselves, to think, to act, and to reconstruct themselves (Rouxel, 2014), who interacts with the text, who suffers, laughs, shivers, and becomes emotionally involved with what they read. We assume that literature at school undergoes a process of didactic adaptation, as stated by Soares (1999); and we support, following Amorim et al. (2022), the idea that literary reading is inseparable from literature teaching in schools. As for the methodology, we conducted qualitative research in a public high school in the state of Pernambuco, using classroom observation, documentary analysis of the teacher's lesson plans, and an interview with the teacher as instruments and procedures for analysis. After analyzing the data and discussing the results, we highlight lesson planning as an essential tool for effective teaching practice. Furthermore, we emphasize the importance of the literary text as the central element of literature classes. We also identified some challenges related to literature teaching: limited class time that prevents extended engagement with literary texts; textbooks that lack content to support literature lessons; and initial and continuing teacher education programs that need to explore new ways of teaching literature in the classroom. Finally, considering the objectives and limitations of this research, we emphasize the need for further studies discussing the curriculum and time allocated to literature in classrooms, the initial and continuing education of literature teachers, research on textbooks, and the relationship between literature teaching and public policies for access to literary works.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Sabrina Leite Felix.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons