Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65396

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUARTE, Ana Maria Tavares-
dc.contributor.authorSOARES, Maria Vanessa Cordeiro-
dc.date.accessioned2025-08-25T15:26:46Z-
dc.date.available2025-08-25T15:26:46Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationSOARES, Maria Vanessa Cordeiro. Inclusão escolar e autismo: reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil. 2025. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Pedagogia, Núcleo de Formação Docente, Universidade Federal de Pernambuco , Agrestina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65396-
dc.description.abstractEste trabalho investigou a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil, com foco na reflexão e análise das práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento desses alunos. O objetivo geral deste estudo foi compreender a contribuição das práticas pedagógicas para a inclusão e desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil. Para atender de forma satisfatória ao objetivo geral, apresento como objetivos específicos: Identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil com crianças com Transtorno do Espectro Autista; Analisar a contribuição das práticas pedagógicas inclusivas para o desenvolvimento das crianças com TEA. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, fundamentada em revisão bibliográfica, análise documental e entrevistas semiestruturadas aplicadas a uma professora regente e uma profissional de apoio atuantes em uma turma da Educação Infantil com presença de alunos autistas. A análise dos dados foi realizada com base na Análise de Conteúdo, conforme Bardin (2011). Os resultados do estudo indicam que a inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista na Educação Infantil ainda enfrenta barreiras significativas, sobretudo de ordem burocrática e estrutural. Em contrapartida, foram identificadas práticas pedagógicas eficazes, fundamentadas na ludicidade, no uso de recursos visuais, na adaptação das atividades aos perfis sensoriais e na valorização da autonomia. Conclui-se que a atuação comprometida e sensível dos profissionais da educação constitui elemento central para a efetivação da inclusão, ainda que persistam limitações institucionais que dificultam a consolidação de práticas pedagógicas verdadeiramente inclusivas.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.titleInclusão escolar e autismo: reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na educação infantil.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0967169954964809pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1803844180526693pt_BR
dc.description.abstractxThis study investigated the inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education, focusing on the reflection and analysis of pedagogical practices aimed at the development of these students. The general objective of the study was to understand the contribution of pedagogical practices to the inclusion and development of children with ASD in Early Childhood Education. To effectively achieve this goal, the specific objectives were: to identify the pedagogical practices used by Early Childhood Education teachers with children diagnosed with ASD; and to analyze the contribution of inclusive pedagogical practices to the development of these children. The research adopted a qualitative, exploratory approach, grounded in bibliographic review, document analysis, and semi-structured interviews conducted with a classroom teacher and a support professional working in an Early Childhood Education class with autistic students. Data analysis was based on Content Analysis, according to Bardin (2011), which allowed the identification of central thematic categories. The results indicate that the inclusion of children with ASD in Early Childhood Education still faces significant challenges, especially bureaucratic and structural barriers. On the other hand, effective pedagogical practices were identified, based on playfulness, the use of visual aids, the adaptation of activities to children’s sensory profiles, and the appreciation of autonomy and affectivity. It is concluded that the committed and sensitive actions of education professionals play a central role in the implementation of inclusion, even though institutional limitations continue to hinder the consolidation of truly inclusive pedagogical practices.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-2805-6213pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Vanessa.pdf324,09 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons