Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65401

Compartilhe esta página

Título: Estratégias Didáticas para a Inclusão de pessoas com deficiências nas aulas de Educação Física: Uma análise dos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV.
Autor(es): CARVALHO, Poliana Victoria da Silva
Palavras-chave: Inclusão escolar; Educação especial; Educação Física
Data do documento: 8-Ago-2025
Citação: CARVALHO, Poliana Victoria da Silva. Estratégias didáticas para a inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de educação física: uma análise dos TCCs do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV. 2025. 38 f. TCC (Licenciatura em Educação Física) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.
Abstract: A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento humano e social deum sujeito, ou seja, alcançar a condição de cidadania plena. Compreender a ideia de inclusão no âmbito escolar provoca, primeiramente, conceber o seu termo contrário, a exclusão escolar. O estudo tem como objetivo analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV, produzidos entre 2021 a 2025, que abordam estratégias didáticas de inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física e será desenvolvido por meio da análise documental, utilizando como fontes principais os Trabalhos de Conclusão de Curso(TCCs) disponíveis no repositório institucional ATENNA. Esta pesquisa configura-se como uma análise documental, com abordagem qualitativa e descritiva. Aanálise dos estudos produzidos por concluintes do curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV mostra uma preocupação comum entre eles relacionados ainclusãodepessoas com deficiência nas aulas escolares. Cada estudo, com seu recorte metodológico, buscou construir um pensamento sobre a formação inicial e as experiências vividas na graduação, destacando como elas influenciam na formação dos professores lidam com a diversidade de seus alunos e adaptam suas práticas cotidianas. Diante da análise das monografias produzidas no curso de Licenciatura em Educação Física da UFPE/CAV, é possível observar que a temática da inclusão de pessoas com deficiência nas aulas de Educação Física tem mobilizado reflexões significativas no âmbito da formação inicial docente. Nesse contexto, destaca-se que investir na formação de professores com foco na inclusão é fundamental que para a construção de uma Educação Física inclusiva, pois isso não depende apenas de conhecimento teórico, mas também de prática e sensibilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65401
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Poliana Victoria da Silva Carvalho-TCC.pdf330,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons