Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65412

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorDA CUNHA, ADOLFO LUIZ REUBENS-
dc.contributor.authorDA SILVA, GABRIEL ASSUNÇÃO-
dc.date.accessioned2025-08-25T18:40:24Z-
dc.date.available2025-08-25T18:40:24Z-
dc.date.issued2025-08-08-
dc.date.submitted2025-08-17-
dc.identifier.citationSILVA, Gabriel Assunção da. OBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS ESCOLAS. 2025. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65412-
dc.description.abstractO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento, exigindo atenção especial nas aulas de Educação Física. Este trabalho, desenvolvido por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo analisar os principais obstáculos enfrentados por profissionais da área no acompanhamento de crianças com TEA no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na base de dados do Google Scholar, utilizando os descritores “profissional de Educação Física”, “TEA” e “Ensino Fundamental”. Foram incluídos artigos publicados entre 2020 e 2025, em português, que abordavam a atuação do profissional de Educação Física com alunos com TEA no contexto escolar. Os estudos analisados revelam que muitos professores se sentem despreparados para lidar com as demandas do TEA, especialmente pela falta de formação específica e de capacitação continuada. Além disso, as dificuldades de comunicação e interação apresentadas por alunos com autismo, somadas a comportamentos atípicos como crises sensoriais e resistência a mudanças, tornam o ambiente das aulas de Educação Física mais desafiador. Outros obstáculos incluem a ausência de materiais e espaços adaptados, turmas numerosas, falta de apoio pedagógico e escasso suporte institucional. Mesmo com legislações que garantem o direito à inclusão, a realidade escolar ainda apresenta limitações que impedem a plena participação desses alunos. Dessa maneira, é importante compreender que investir na formação dos professores, oferecer condições adequadas de trabalho e garantir apoio pedagógico contínuo são medidas essenciais para que as aulas de Educação Física sejam mais acessíveis, inclusivas e eficazes para crianças com TEA.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectProfissional de Educação Físicapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectObstáculos enfrentados pelo profissional de Educação Físicapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titleOBSTÁCULOS ENFRENTADOS PELO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTANAS ESCOLASpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3240194801556006pt_BR
dc.description.abstractxAutism Spectrum Disorder (ASD) is a neurodevelopmental condition that affects communication, social interaction, and behavior, requiring special attention during Physical Education classes. This study, conducted through a literature review, aimed to analyze the main challenges faced by professionals in the field when working with children with ASD in the school environment. The research was carried out using the Google Scholar database, with the following keywords: “Physical Education professional,” “ASD,” and “Elementary School.” Articles published between 2020 and 2025 in Portuguese that addressed the role of Physical Education teachers working with students with ASD in school settings were included. The analyzed studies reveal that many teachers feel unprepared to deal with the demands of ASD, especially due to the lack of specific training and ongoing professional development. In addition, the communication and interaction difficulties exhibited by students with autism— along with atypical behaviors such as sensory crises and resistance to change—make the Physical Education class environment more challenging. Other obstacles include the lack of adapted materials and spaces, large class sizes, limited pedagogical support, and scarce institutional backing. Even with legislation that ensures the right to inclusion, the school reality still presents limitations that hinder the full participation of these students. Therefore, it is important to understand that investing in teacher training, providing adequate working conditions, and ensuring continuous pedagogical support are essential measures to make Physical Education classes more accessible, inclusive, and effective for children with ASD.pt_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
tcc repositorio1.pdf542,16 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons