Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65440
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | COUTINHO, Solange Galvão | - |
dc.contributor.author | COSTA, Guilherme Mendes Cahu | - |
dc.date.accessioned | 2025-08-26T12:32:13Z | - |
dc.date.available | 2025-08-26T12:32:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-08 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Guilherme Mendes Cahú. A redundância no livro ilustrado de literatura infantil: novas perspectivas e uma proposta de modelo esquemático para seu estudo sob a ótica do Design da Informação. 2025. Tese (Doutorado em Design) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65440 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa investiga a redundância no livro infantil ilustrado sob o olhar do Design da Informação ao analisar o posicionamento de profissionais e pesquisado- res de Literatura Infantil e confrontá-las com outras perspectivas advindas da Lin- guística e da Teoria da Informação. Examinamos de que modo a presença de re- dundância pode ser considerada positiva neste artefato para compreender se há fundamento para a forte rejeição à presença dessas relações, de modo a saber se estamos repetindo posicionamentos enviesados ao pautarmos pesquisas acadêmi- cas e práticas editoriais nas perspectivas sobre redundância provenientes da área de Literatura Infantil. Para isso, refletimos sobre as perspectivas presentes na área da Literatura Infantil; confrontamo-las com as dos campos de Linguística, Teoria da Informação e Design da Informação; e exploramos um modo de analisar a consti- tuição de redundância no livro ilustrado. Utilizamos de abordagem qualitativa por meio do método abdutivo. Analisamos diferentes conceitos, fundamentações e paradigmas. Identificamos e nomeamos um paradigma excludente quanto à re- dundância no posicionamento de profissionais e pesquisadores, e um paradigma mantenedor na área da Linguística e Teoria da Informação. Descrevemos um mo- delo esquemático como ferramenta analítica para o estudo da redundância, acom- panhado de orientações para sua utilização. Analisamos 71 relações texto-imagem das três categorias de Linden (2018) em quatro livros infantis ilustrados. O modelo revelou a presença natural de repetição entre componentes do texto e da imagem na maioria das relações (n=68/71). As análises revelaram alguma presença de rela- ção de redundância em todos os livros. Entendemos que a presença de redundân- cia é natural no livro ilustrado e que faz parte da construção da narrativa, sendo mais importante o livro como um todo, e que o argumento da história se conso- lide ao final da leitura. Assim é possível abandonar uma atitude irredutível quanto à rejeição da redundância e redirecionar esforços para entender de que modo ela faz parte da construção da narrativa, como contribui com o todo, e de que modo impacta o leitor. Refletimos sobre a ação de diálogo e sua implicação na represen- tação pictórica. Observamos padrões no comportamento do modelo esquemático de acordo com cada relação e discutimos as limitações e utilidades do modelo proposto. Propusemos uma associação das recomendações de escrita e ilustração com as problemáticas de ação e de descrição, e uma tipologia para a repetição no livro ilustrado. Demonstramos esquematicamente a ocorrência dos tipos de repe- tição de acordo com as problemáticas correspondentes. Apresentamos uma visua- lização da variação das relações texto-imagem conforme o progresso da narrativa do livro. Entendemos que: não é possível afirmar que imagens redundantes sejam inúteis; a questão principal sobre redundância não é sua presença, mas sim como ela existe e se expressa no livro ilustrado; muitos dos posicionamentos de rejeição observados não possuíam ou não apresentaram embasamento empírico; nem todo aspecto é repetido entre texto e imagem; é comum haver alguma repetição entre instâncias; pela imagem possuir precedência no livro ilustrado, sua dispensa não deve ser recomendada; o texto também precisa ser bem configurado para o livro ilustrado. Por fim, sugerimos desdobramentos de pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Design da informação | pt_BR |
dc.subject | Livro infantil | pt_BR |
dc.subject | Livro ilustrado | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Relação texto-imagem | pt_BR |
dc.subject | Redundância | pt_BR |
dc.title | A redundância no livro ilustrado de literatura infantil : novas perspectivas e uma proposta de modelo esquemático para seu estudo sob a ótica do Design da Informação | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8089155652553275 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9487486919525854 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research investigates redundancy in children's books in Information Design by analyzing the positions of professionals and researchers in the field of Children’s Literature, and comparing them with other perspectives from Linguistics and Information Theory. We examined how the presence of redundancy can be considered positive in this artifact to understand whether there is a basis for the strong rejection of these relationships, and whether we are repeating biased positions when basing academic research and editorial practices on perspectives on redundancy from the field of Children's Literature. To this end, we reflected on the perspectives present in the field of Children's Literature, comparing them with those from Linguistics, Information Theory, and Information Design, and we explored a way to analyze the constitution of redundancy in illustrated books. We used a qualitative approach through the abductive method. We analyzed different concepts, foundations, and paradigms. We identified an exclusionary paradigm regarding redundancy in the statement of professionals and researchers, and a supporting paradigm in Linguistics and Information Theory. We described a schematic model as an analytical tool for studying redundancy, accompanied by guidelines. We analyzed 71 text-image relationships from Linden's (2018) three categories in four illustrated children's books. The model revealed the natural presence of repetition between text and image components in most relationships (n=68/71). The analyses revealed some presence of redundant relationships in all books. We understand that the presence of redundancy is natural in illustrated books and that it is part of the construction of the narrative, with the book as a whole being more important, and that the story's argument is consolidated at the end of the reading. Thus, it is possible to abandon an irreducible attitude about rejecting redundancy and redirect efforts to understand how it is part of the construction of narrative, how it contributes to the whole, and how it impacts the reader. We reflect on the action of dialogue and its implications in pictorial representation. We observe patterns in the behavior of the schematic model according to each relationship and discuss the limitations and utilities of the proposed model. We proposed an association of writing and illustration recommendations with the problematic of action and description, and a typology for repetition in the illustrated book. We schematically demonstrated the occurrence of the types of repetition according to the corresponding problems. We presented a visualization of the variation of the text-image relations as the book's narrative progresses. We understand that: it is not possible to state that redundant images are useless; the main issue regarding redundancy is not its presence, but rather how it exists and is expressed in the illustrated book; many of the rejection positions observed did not have or did not present an empirical basis; not every aspect is repeated between text and image; it is common for there to be some repetition between instances; since the image has precedence in the illustrated book, its dispensation should not be recommended; the text also needs to be well configured for the illustrated book. Finally, we suggest research developments. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Guilherme Mendes Cahu Costa.pdf | 25,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons