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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65463
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Título: | O uso de inteligência artificial em trabalhos acadêmicos: uma perspectiva de discentes e docentes do curso de Gestão da Informação da UFPE |
Autor(es): | PEREIRA, Lucas Mateus Pedroza Rodrigues |
Palavras-chave: | Inteligência artificial; uso de IA; trabalhos acadêmicos; gestão da informação |
Data do documento: | 4-Ago-2025 |
Citação: | PEREIRA, Lucas Mateus Pedroza Rodrigues. O uso de inteligência artificial em trabalhos acadêmicos: uma perspectiva de discentes e docentes do curso de Gestão da Informação da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Gestão da Informação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo geral investigar o uso de ferramentas de Inteligência Artificial por docentes e discentes do curso de Gestão da Informação da UFPE em atividades acadêmicas, com foco nas práticas, percepções e impactos pedagógicos. A fim de responder à pergunta: como discentes e docentes do curso de Gestão da Informação utilizam ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas? Bem como identificar percepções, desafios e benefícios associados a essas práticas. Adotou-se uma abordagem metodológica mista, combinando levantamento quantitativo por questionário (survey) e análise qualitativa por revisão bibliográfica. A pesquisa é de caráter exploratório, pois o uso de IA na educação ainda é recente e pouco regulamentado, exigindo um mapeamento inicial das práticas e percepções dos envolvidos. Os resultados revelaram que docentes e discentes do curso de Gestão da Informação da UFPE têm incorporado ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas, reconhecendo tanto seus benefícios quanto os riscos, como impactos na originalidade e no pensamento crítico. Observou-se, ainda, uma preocupação com o uso ético dessas tecnologias, o que possibilitou a elaboração de recomendações fundamentadas nas respostas dos participantes e nos guias da UNESCO (2023) e da Comissão Europeia (2019), visando promover a utilização responsável da IA, transparência de uso e preservar a integridade acadêmica. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65463 |
Aparece nas coleções: | TCC - Gestão da Informação |
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