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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65475

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Viviane de Oliveira Nogueira-
dc.contributor.authorSILVA, Nathália Virgínia Lira-
dc.date.accessioned2025-08-26T19:02:42Z-
dc.date.available2025-08-26T19:02:42Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-21-
dc.identifier.citationSILVA, Nathalia Virginia Lira. Trilha da Formiguinha: abordagem lúdica de Educação Alimentar e Nutricional para avaliação das preferências alimentares de crianças da Educação Infantil em Vitória de Santo Antão- PE. 2025. 45 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65475-
dc.description.abstractEste estudo analisa a eficácia da Trilha da Formiguinha como ferramenta lúdica e diagnóstica na promoção de escolhas alimentares saudáveis em crianças da Educação Infantil. O trabalho parte do princípio de que a formação de hábitos alimentares na infância exige metodologias adequadas ao estágio de desenvolvimento infantil, sendo a ludicidade um recurso fundamental para tornar o processo educativo mais envolvente e significativo. Diante disso, o estudo objetiva analisar a eficácia da Trilha da Formiguinha como ferramenta lúdica para avaliar as preferências alimentares e, por meio da Educação Alimentar e Nutricional, promover escolhas mais saudáveis entre crianças de 2 a 5 anos da Educação Infantil. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, com caráter interventivo, desenvolvida em uma instituição de Educação Infantil no município de Vitória de Santo Antão – PE, com crianças de 2 a 5 anos. O trabalho organiza-se em três etapas: diagnóstico inicial, intervenção educativa e avaliação final. Na primeira etapa, aplicou-se a Trilha da Formiguinha com o intuito de identificar as preferências alimentares das crianças. Posteriormente, uma sequência de atividades lúdicas foram executadas, como o Jogo de Placas, Semáforo dos Alimentos, Hora de Colorir o Semáforo, Conhecendo o Alface e Oficina Culinária, que visa promover o reconhecimento dos alimentos, explicar o grau de processamento e incentivar a aceitação de alimentos menos consumidos. Por fim, aplicou-se a Trilha da Formiguinha para avaliar as possíveis mudanças nas escolhas alimentares após as intervenções. Os resultados apontaram que, na aplicação inicial da trilha, as crianças apresentam preferência por alimentos ultraprocessados, como refrigerantes, doces e salgadinhos, enquanto alimentos in natura, como frutas, verduras, arroz e feijão, receberam baixa aceitação. Após a realização das atividades lúdicas, observou-se uma mudança positiva no comportamento alimentar, com aumento na seleção de alimentos saudáveis. Embora as análises estatísticas (valores de p) não tenha indicado significância, a avaliação qualitativa evidencia avanços no reconhecimento e aceitação desses alimentos. As atividades práticas, como a Oficina Culinária, demonstram ser as mais eficazes em despertar o interesse das crianças, ao permitir que elas participem ativamente do preparo e degustação dos alimentos. O estudo conclui que a Trilha da Formiguinha se apresenta como uma metodologia viável, de fácil execução e baixo custo, capaz de integrar ludicidade e educação nutricional de forma eficaz. A aplicação das atividades lúdicas proporciona um ambiente de aprendizagem mais acessível e prazeroso, favorecendo a construção de conhecimentos e atitudes que contribuem para a formação de hábitos alimentares saudáveis desde a infância.pt_BR
dc.format.extent45pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectNutrição Infantilpt_BR
dc.titleTrilha da Formiguinha: abordagem lúdica de Educação Alimentar e Nutricional para avaliação das preferências alimentares de crianças da Educação Infantil em Vitória de Santo Antão – PEpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Márcia José do Espirito Santo-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/8767304961134380pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5647294482493232pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzes the effectiveness of the “Ant Trail” (Trilha da Formiguinha) as a playful and diagnostic tool in promoting healthy food choices among preschool children. The work is based on the principle that the formation of eating habits in childhood requires methodologies suited to the child’s stage of development, with playfulness being a fundamental resource to make the educational process more engaging and meaningful. In this context, the study aims to evaluate the effectiveness of the Ant Trail as a playful tool to assess food preferences and, through Food and Nutrition Education, encourage healthier choices among children aged 2 to 5 years in Early Childhood Education. The research adopts a qualitative approach with an interventional character, carried out in an Early Childhood Education institution in the municipality of Vitória de Santo Antão – PE, with children aged 2 to 5 years. The study is organized into three stages: initial diagnosis, educational intervention, and final evaluation. In the first stage, the Ant Trail was applied to identify the children’s food preferences. Subsequently, a sequence of playful activities was implemented, such as the Plate Game, Food Traffic Light, Coloring the Traffic Light, Getting to Know Lettuce, and a Cooking Workshop, aimed at promoting food recognition, explaining the degree of processing, and encouraging the acceptance of less-consumed foods. Finally, the Ant Trail was reapplied to assess possible changes in food choices after the interventions.The results showed that, in the initial application of the trail, children demonstrated a preference for ultra-processed foods, such as soft drinks, sweets, and snacks, while fresh foods, such as fruits, vegetables, rice, and beans, were less accepted. After carrying out the playful activities, a positive change in eating behavior was observed, with an increase in the selection of healthy foods. Although the statistical analyses (p-values) did not indicate significance, the qualitative evaluation highlights progress in the recognition and acceptance of these foods. Practical activities, such as the Cooking Workshop, proved to be the most effective in stimulating children’s interest, as they allowed active participation in the preparation and tasting of foods. The study concludes that the Ant Trail represents a viable methodology, easy to implement and low-cost, capable of effectively integrating playfulness and nutrition education. The application of playful activities provides a more accessible and enjoyable learning environment, favoring the construction of knowledge and attitudes that contribute to the development of healthy eating habits from childhood.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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