Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65477

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorCOELHO, Maria Juliana Bezerra-
dc.date.accessioned2025-08-26T19:17:53Z-
dc.date.available2025-08-26T19:17:53Z-
dc.date.issued2025-08-12-
dc.date.submitted2025-08-20-
dc.identifier.citationCOELHO, Maria Juliana Bezerra. Pais e Cuidadores como Agentes da Educação Alimentar e Nutricional: Impacto na Seletividade Alimentar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista - Uma Revisão Integrativa. 2025. 43 f. TCC (Graduação em Nutrição) - Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65477-
dc.description.abstractIntrodução: a seletividade alimentar (SA) é um comportamento alimentar atípico comum em crianças transtorno do espectro autista (TEA) que compromete o estado nutricional e convivência social. Diante desse cenário, a educação alimentar e nutricional (EAN) surge como uma estratégia promissora no manejo da SA, sobretudo quando aplicada de forma lúdica, sensorial e interdisciplinar, com envolvimento ativo de pais e cuidadores. Objetivo: sintetizar evidências sobre o impacto de intervenções de educação alimentar e nutricional (EAN) na redução da SA, destacando o papel de pais e cuidadores. Metodologia: O trabalho trata-se de uma revisão integrativa da literatura, onde as buscas foram realizadas no período de junho a julho de 2025, nas bases de dados PubMed, SciELO, Scopus e MEDLINE considerando publicações entre 2015 e 2025 nos idiomas inglês, espanhol e português. A busca eletrônica foi baseada nos descritores “Autism Spectrum Disorder” AND “Nutrition Education” AND “Parents or Caregivers” AND “Food Selectivity”. Resultados: entre 964 registros, cinco estudos preencheram os critérios de elegibilidade (Brasil, Reino Unido, Estados Unidos, Coreia do Sul e Indonésia). Dois eram revisões, dois quase-experimentais e um de desenvolvimento de material educativo. Os resultados indicam que intervenções lúdico-sensoriais, oficinas culinárias e vídeos educativos mostraram maior sucesso na ampliação do repertório alimentar quando envolveram ativamente a família. O suporte multiprofissional e materiais visuais adaptados favoreceram adesão e autonomia dos cuidadores. Conclusão: a EAN, aplicada de forma interdisciplinar e centrada nos responsáveis, configura estratégia promissora para reduzir a SA em crianças com TEA, devendo ser incorporada aos serviços de saúde, escolas e terapias comportamentais, garantindo também a capacitação dos profissionais. Ensaios clínicos randomizados com amostras representativas e acompanhamento prolongado são necessários para consolidar evidências e orientar políticas públicas.pt_BR
dc.format.extent43p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectPais e cuidadorespt_BR
dc.subjectSeletividade Alimentarpt_BR
dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
dc.titlePais e Cuidadores como Agentes da Educação Alimentar e Nutricional: Impacto na Seletividade Alimentar de Crianças com Transtorno do Espectro Autista - Uma Revisão Integrativapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCARVALHO, Michelle Figueiredo-
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/6138280292816952pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: food selectivity (FS) is a common atypical eating behavior among children with Autism Spectrum Disorder (ASD), compromising both nutritional status and social interactions. In this context, Nutrition Education (NE) has emerged as a promising strategy for managing FS, especially when delivered through playful, sensory and interdisciplinary approaches that actively involve parents and caregivers. Objective: to synthesize evidence on the impact of NE interventions on reducing FS in children with ASD, highlighting the role of parents and caregivers. Methods: The work is an integrative literature review, searches were conducted from June to July 2025 in PubMed, SciELO, Scopus and MEDLINE for articles published between 2015 and 2025 in English, Spanish or Portuguese. The electronic search used the terms “Autism Spectrum Disorder” AND “Nutrition Education” AND “Parents or Caregivers” AND “Food Selectivity”. Results: of 964 records identified, five studies met the eligibility criteria (from Brazil, the United Kingdom, the United States, South Korea and Indonesia). Two were reviews, two quasi-experimental studies and one a study on educational-material development. Playful sensory interventions, cooking workshops and educational videos achieved greater success in expanding the food repertoire when families were actively engaged. Multiprofessional support and visually adapted materials enhanced caregiver adherence and autonomy. Conclusion: interdisciplinary NE centered on parents and caregivers is a promising strategy to reduce FS in children with ASD and should be integrated into health services, schools and behavioral therapies, alongside continuous professional training. Randomized controlled trials with larger samples and longer follow-up are needed to strengthen the evidence base and inform public policy.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5033169458147279pt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Maria Juliana Bezerra Coelho (2).pdf504,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons