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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65483

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAMBLARD, Isabela-
dc.contributor.authorCOSTA, Jéssica Priscila Santos da-
dc.date.accessioned2025-08-26T20:59:29Z-
dc.date.available2025-08-26T20:59:29Z-
dc.date.issued2025-08-13-
dc.date.submitted2025-08-25-
dc.identifier.citationCOSTA, Jéssica.; AMBLARD, Isabela. O reconhecimento da criança como sujeito de direitos e o desenvolvimento da autonomia na educação infantil: um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico do CMEI Professor Paulo Rosas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65483-
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar a concepção de criança enquanto sujeito de direitos e as propostas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da autonomia infantil. Fundamentado na abordagem qualitativa, o estudo contemplou uma análise documental do Projeto Político Pedagógico do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Paulo Rosas, mediante a utilização da análise de conteúdo de Bardin para interpretar e categorizar as informações presentes no documento. O referencial teórico fundamenta-se tanto nos principais marcos legais da Educação Infantil, como a Constituição Federal (1988), o Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), quanto na teoria histórico-cultural de Vigotski, que concebe a criança como sujeito ativo no processo de aprendizagem, cujo desenvolvimento ocorre por meio das interações e das mediações sociais e culturais. Os resultados desta pesquisa apontam que o Projeto Político Pedagógico da instituição valoriza a escuta sensível, a participação ativa e a construção de ambientes que favoreçam a interação social e a autonomia das crianças desde a primeira infância. Portanto, considera-se que o documento apresenta uma proposta pedagógica ética, democrática e humanizadora, que reconhece as crianças como seres potentes e protagonistas da sua própria formação.pt_BR
dc.format.extent22p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDireitos da criançapt_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.subjectProjeto político pedagógicopt_BR
dc.titleO reconhecimento da criança como sujeito de direitos e o desenvolvimento da autonomia na educação infantil: um estudo sobre o Projeto Político Pedagógico do CMEI Professor Paulo Rosaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttps://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4423179Y8&tokenCaptchar=0cAFcWeA75cs1VnS6KWvIVxPdi3u4axmnKpUqra9J40QAU7HiOicCcsOMJDOWi2gOA8KdLRKWXhXdeftQQfIfrm9_UVunO1VT4zzL47MoRHbI9wBY9tp_6lyZ8Y5gZ79SPGmUv_USApkE3T6Pe1tDAbFXvef4c0CtH-VPzxuA3GPBir9yJk7pIYyMPW7hJf4nWvbSYKPAT3BH8tvaWUFhc2JV-Hcghs_0Eo6OVWPM8YofnGtsX2g3OrZWZh-gB7uLdmmi8pY_pyq4vHkyjtq0ftaq_lQPLJTyXswRPHpDh5Pg5GpMycBgSxhnZzJWlUARnWX71cIDKFEvh1rEM4oZWKL-LIINCHFXW5Fusx0nsYMnmiCGisoJzEl7KbZA80wR2ToTGuzEZ1CvBtvUrB_3BWy_q5YY0s31QV-6pT-db3ZJSWE-khHEOLruvvhH9Vr5xpiQcBvNNuZh4GGNOhu16JSJRhRwzWJCvNaiA-CCUtY8TBFZiFBJ4S919Iuxml64KVD3ZeG0S6X6byRT-F0DsVGq0jylEvwtYLcr2N4dtAGujIxx8dFl690lEubTrEVUrPQ5NTybNFvLPrmIFlGv-fmu3QV-odWieKIJQRVGGKxWlLkbJaqhkDozPiO8KFgRap_wf6YuuqZZSoaGsJIFp4ItsoCqtjG8jz92XZ1M9kxzXohG1ILTAzc5bpN34N-XFkXv2CvTw_2x7d6oPUBC967sz8-cL68NJbLEYBjpG4RaKGU_vmpwYIcHJoh7DPCP2beHLDaYQlI6Zg3eUH_12tJ0oeYhz08KORuzeijvPZT0G_IW6VmtAhEtC96jhbxAARTUJNLOa5T66pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departamentDepartamento de Psicologia, Inclusão e Educação.pt_BR
dc.degree.graduationPedagogiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
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