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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65493

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFROTA, Isabella Leitão Neves-
dc.contributor.authorSILVA, Katia Maria da Cruz-
dc.date.accessioned2025-08-27T14:17:01Z-
dc.date.available2025-08-27T14:17:01Z-
dc.date.issued2025-08-21-
dc.date.submitted2025-08-26-
dc.identifier.citationSILVA, Kátia Maria da Cruz. Estratégias nacionais de educação financeira dos países da América Latina sob a perspectiva da OCDE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65493-
dc.description.abstractO presente estudo analisou as estratégias nacionais de educação financeira em países latino-americanos, a luz de diretrizes e recomendações da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A partir de uma análise comparativa, foi possível avaliar se as estratégias nacionais estão de acordo com os padrões internacionais, verificar como são adaptadas a sua realidade e como podem ser melhoradas para atender às necessidades da população, levando em consideração iniciativas de países vinculados à OCDE. Tais países possuem, em sua maioria, alto nível de desenvolvimento socioeconômico e políticas consolidadas e amplamente reconhecidas. Por meio de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, foi realizada uma revisão bibliográfica a partir de dados secundários extraídos de documentos, relatórios e artigos nacionais e internacionais. A pesquisa demonstrou que grande parte dos países, em consonância com as recomendações da OCDE, possuem uma Estratégia Nacional de Educação Financeira. Diante disso, foi identificado fatores convergentes em sua estrutura, tais como cooperação entre stakeholders, educação financeira na escola e ações voltadas a grupos específicos. Ficou claro que, apesar dos avanços, ainda há um longo caminho a percorrer para que os países latino-americanos atinjam a média da OCDE em termos de educação financeira e bem-estar financeiro, sendo necessárias adaptações e melhorias nas estratégias existentes.pt_BR
dc.format.extent94p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEstratégia nacionalpt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectBem-estar financeiropt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subjectOCDEpt_BR
dc.titleEstratégias nacionais de educação financeira dos países da América Latina sob a perspectiva da OCDE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/0097230025399155pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7677504541535236pt_BR
dc.description.abstractxThis study analyzed national financial education strategies in Latin American countries, based on guidelines and recommendations from the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). Through a comparative analysis, it was possible to assess whether national strategies are aligned with international standards, how they are adapted to their reality, and how they can be improved to meet the needs of the population, taking into account initiatives from OECD countries. These countries, for the most part, have a high level of socioeconomic development and consolidated, widely recognized policies. Using a qualitative, exploratory approach, a literature review was conducted based on secondary data extracted from national and international documents, reports, and articles. The research demonstrates that a significant number of countries, in accordance with OECD recommendations, have implemented a National Financial Education Strategy. Therefore, converging factors in their structure were identified, such as cooperation among stakeholders, financial education in schools, and actions targeted at specific groups. While progress is evident, it is clear that Latin American countries still have a long way to go to reach the OECD average in financial education and financial well-being, necessitating adaptations and improvements to existing strategies.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Administraçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NG) - Núcleo de Gestãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
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