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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65542

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCORRÊA, Antonio Carlos de Barros-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Adijane Estevão de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-28T12:52:08Z-
dc.date.available2025-08-28T12:52:08Z-
dc.date.issued2024-02-29-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Adijane Estevão de Oliveira. O rio Capibaribe-mirim como mobilizador de ação pedagógica em Timbaúba, Pernambuco. Dissertação (Mestrado em Ensino de Geografia em Rede) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65542-
dc.description.abstractO presente trabalho, busca socializar uma proposta de ação pedagógica que subsidie os docentes nas aulas de Geografia Física, a partir de uma experiência realizada na Escola de Referência em Ensino Médio Jornalista Jáder de Andrade, localizada no município de Timbaúba-PE subordinada a Gerência Regional de Educação da Mata Norte. A EREM Jornalista Jáder de Andrade, instituição de ensino de rede pública de educação do Estado de Pernambuco, funciona em regime Integral de 45 horas, recebe estudantes não só das áreas urbanas, do centro, da periferia e da área rural do município, mas também os oriundos de municípios circunvizinhos. A dificuldade de vida de nossa clientela tem sido uma motivação extrínseca para que os jovens frequentem à Escola e invistam no processo de construção doprojeto de vida pessoal e profissional, perpassando atitudes de compromisso e dedicação aos estudos. Transformar a vida e fazer com que os estudantes aprendam e apreendam as temáticas propostas nas legislações basilares da Educação brasileira e no currículo de Pernambuco, para que consigam a inserção no mundo acadêmico e do trabalho, não tem sidotarefa fácil para os docentes e toda a equipe escolar. O desinteresse dos estudantes, pelas temáticas da Geografia Física muitas vezes procede da falta de domínio dos conteúdos por parte de alguns professores, da ausência e/ou insuficiência de materiais didáticos visuais, palpáveis e lúdicos para o suporte pedagógico, bem como dos livros, que não trazem textos e imagens que façam menção ao lugar de vivência, de sentidos e significados para estes estudantes. Também, não se pode deixar de frisar que a Escola e as famílias dos estudantesnão dispõem de recursos para investir em atividades complementares. Nestes cenários apresentados, o trabalho de campo surge como um forte aliado a didática docente, buscando suprimir tal realidade, oferecendo ao estudante a possibilidade de relacionar a teoria à prática em aulas ministradas em seu lugar de vivência, o qual está impregnado de sentimentos de pertencimento em virtude não só do grande potencial paisagístico, mas também por se tratar de espaços com os quais partilham significância e vínculos afetivos. Dessa forma, conclui-se que ao contextualizar os saberes empíricos e acadêmicos, por meio de um trabalho de campo, reaviva-se o interesse do estudante pelas aulas de Geografia, além de que o grau de satisfação é perceptível, durante a própria realização da atividade, por meio da qual os discentes passaram a “ver a Geografia em vez de ler a Geografia”.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectPaisagem Integradapt_BR
dc.subjectLugar de Vivênciapt_BR
dc.titleO rio Capibaribe-mirim como mobilizador de ação pedagógica em Timbaúba, Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2475826492064634pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6188875235262429pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Geografiapt_BR
dc.description.abstractxThe present work seeks to socialize a proposal for pedagogical action that subsidizesteachers in Physical Geography classes based on an experience carried out at the Journalist Jáder de Andrade High School Reference School, located in the municipality of Timbaúba-PE, subordinate to the Regional Management of Mata Norte Education. EREM Jornalista Jáder de Andrade, a public education institution in the State of Pernambuco, operates on a 45-hour full-time basis and receives students not only from urban areas, the centre, outskirts and rural areas of the municipality but also those from surrounding municipalities.The difficulty in life of our clientele has been an extrinsic motivation for young people to attend School and invest in building their personal and professional life projects, permeating attitudes of commitment and dedication to their studies. Transforming lives and making students learn and understand the themes proposed in the primary legislation of Brazilian Education and the curriculum of Pernambuco so that, they can enter the academic and work world has not been challenging for teachers and the entire school team. Students' lack of interest in Physical Geography themes often comes from the lack of mastery of the contents on the part of some teachers, the absence and insufficiency of visual, tangible, and playful teaching materials for pedagogical support, as well as books, which they do not bring texts and images that mention the place of experience, senses, and meanings for these students. Also, it cannot be stressed enough that the school and the student's families do not have the resources to invest in complementary activities. In these scenarios, fieldwork emerges as a solid ally for teaching, seeking to suppress this reality, offering the student the possibility of relating theory to practice in classes taught in their place of experience, which is imbued with feelings of belonging. Due not only to their excellent landscape potential but also because they are spaces with which they share significance and emotional bonds. Thus, it is concluded that by contextualising empirical and academic knowledge through fieldwork, the student's interest in Geography classes is revived, in addition to the degree of satisfaction noticeable during the activity itself. Activity, through which students began to "see Geography instead of reading Geography".pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional em Geografia

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