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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65566

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAIA, Juliana Netto-
dc.contributor.authorTAVARES, Thierry da Silva Pedrosa Tavares-
dc.date.accessioned2025-08-28T22:38:25Z-
dc.date.available2025-08-28T22:38:25Z-
dc.date.issued2025-08-15-
dc.date.submitted2025-08-28-
dc.identifier.citationTAVARES, Thierry da Silva Pedrosa. QUALIDADE DA INFORMAÇÃO SOBRE CICATRIZ QUELOIDE NA INTERNET: UMA AVALIAÇÃO CRÍTICA DE SITES NA PLATAFORMA GOOGLE. 2025. 19 f. TCC (Graduação) - Curso de Fisioterapia, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65566-
dc.description.abstractEste estudo avaliou a qualidade e a legibilidade das informações sobre cicatriz queloide disponíveis em sites brasileiros na plataforma Google. Trata-se de uma pesquisa observacional e transversal, realizada entre janeiro e fevereiro de 2025. Foram analisados 20 sites em português, categorizados quanto à origem, data de atualização e qualidade do conteúdo, com base em sete domínios temáticos (definição, diagnóstico, etiologia e fisiopatologia, fatores de risco, prevenção, sinais e sintomas e tratamento), utilizando literatura científica de alto impacto como referência. A legibilidade foi determinada pelo Índice de Flesch, um método amplamente utilizado para estimar o grau de escolaridade necessário para a compreensão de um determinado texto. Verificou-se predominância de sites de clínicas (45%) e blogs ou revistas eletrônicas (30%), sendo que 55% não informaram data de atualização. O domínio definição apresentou maior completude (65%), enquanto diagnóstico (5%) e etiologia/fisiopatologia (15%) mostraram as maiores lacunas. Todos os sites abordaram tratamentos, porém de forma incompleta e sem mencionar recursos fisioterapêuticos como o ultrassom terapêutico. Quanto à legibilidade, 80% dos conteúdos exigiram escolaridade equivalente ao ensino médio, dificultando o acesso para parte da população. Conclui-se que a maioria dos conteúdos disponíveis online sobre cicatriz queloide apresenta informações incompletas e de difícil compreensão. Tais achados reforçam a necessidade de materiais digitais atualizados, baseados em evidências e redigidos em linguagem clara, para democratizar o conhecimento em saúde e apoiar decisões informadas pelos usuários.pt_BR
dc.format.extent19 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectQueloidept_BR
dc.subjectAcesso à Informaçãopt_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleQualidade da Informação Sobre Cicatriz Queloide na Internet: Uma Avaliação Crítica de Sites na Plataforma Googlept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coROCHA, Helena Medeiros-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5335962139305488pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5867305413329208pt_BR
dc.description.abstractxThis study evaluated the quality and readability of information about keloid scars available on Brazilian websites found through the Google platform. It is an observational, cross-sectional study conducted between January and February 2025. Twenty Portuguese-language websites were analyzed and categorized by origin, update date, and content quality. The evaluation was based on seven thematic domains (definition, diagnosis, etiology and pathophysiology, risk factors, prevention, signs and symptoms, and treatment), using high-impact scientific literature as a reference. Readability was assessed using the Flesch Reading Ease Index, a widely used method to estimate the education level required to understand a given text. The results showed a predominance of clinic websites (45%) and blogs or online magazines (30%), with 55% lacking an update date. The “definition” domain had the highest completeness (65%), while “diagnosis” (5%) and “etiology/pathophysiology” (15%) showed the greatest gaps. All websites discussed treatment options, but in an incomplete manner and without mentioning physiotherapeutic resources such as therapeutic ultrasound. Regarding readability, 80% of the content required a high school level of education, which limits accessibility for a portion of the population. In conclusion, the information analyzed was mostly incomplete and not easily accessible, highlighting the need for updated, evidence-based digital materials written in clear language to democratize health knowledge and support informed decision-making by users.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DFS) - Departamento de Fisioterapia pt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Fisioterapiapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/5938062592544507pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0008-8804-6500pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Fisioterapia

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