Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65575

Compartilhe esta página

Título: Resposta de comunidades nativas de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) à adição de hidrogel de alginato de sódio carregado de nitrogênio e fósforo, em solos da Caatinga
Autor(es): SILVA, Thiago Correia da
Palavras-chave: Biopolímero; Micorriza; Semiárido; Brasil
Data do documento: 30-Jul-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Thiago Correia da. Resposta de comunidades nativas de fungos micorrízicos arbusculares (FMA) à adição de hidrogel de alginato de sódio carregado de nitrogênio e fósforo, em solos da Caatinga. Dissertação (Mestrado Biologia de Fungos) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Os fungos micorrízicos arbusculares (FMA) são essenciais para a nutrição vegetal, especialmente em solos pobres como os da Caatinga. Estratégias sustentáveis, como a aplicação de hidrogéis, apresentam vantagens na produção agrícola no semiárido. No entanto, o conhecimento sobre os efeitos desses compostos sobre os FMA ainda é escasso. Assim, este estudo teve como objetivo determinar os efeitos de doses crescentes (0, 20 e 40 ml/l) de um hidrogel de alginato de sódio carregado de nitrogênio e fósforo (HNP) sobre comunidades nativas de FMA associadas a plantas em estágios pioneiro (Cenostigma pyramidale) e secundário (Manihot carthagenensis) de sucessão, em dois tipos de solos da Caatinga (Argissolo e Neossolo Quartzarênico). Amostras de solo foram coletadas para a condução de experimentos em microcosmos com mudas de C. pyramidale e M. carthagenensis; antes e 120 dias após a aplicação dos tratamentos, 50g de solo foram usadas para extração de glomerosporos e identificação das espécies de FMA por morfologia. Primers de espécies representativas foram desenhados para detecção dos FMA no solo e nas raízes por qPCR. Foram aplicadas ANOVA e Tukey para o número de glomerosporos; Kruskal-Wallis e Dunn para os índices ecológicos; e NMDS com PERMANOVA para avaliar a influência dos fatores nas comunidades de FMA. O HNP elevou significativamente os níveis de P em ambos os solos, sendo a composição das comunidades de FMA determinada principalmente pelo tipo de solo, com menor influência do hospedeiro. Observou-se maior esporulação no Argissolo, enquanto a detecção de táxons por qPCR foi maior no Neossolo. Maiores concentrações e purezas do DNA das raízes de C. pyramidale ocorreram nos tratamentos com HNP, provavelmente devido à diminuição na produção de compostos fenólicos. Sclerocystis sinuosa e Glomus macrocarpum foram frequentemente encontrados no solo, mas pouco detectados nas raízes. A colonização por Cetraspora pellucida variou em função do hospedeiro e das doses de HNP. Esses achados demonstram que o HNP testado pode ser uma alternativa viável para a fertilização, sem impactos significativos sobre os FMA, desde que a dosagem seja ajustada para evitar desequilíbrios nutricionais e possível fitotoxicidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65575
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Biologia de Fungos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Thiago Correia Da Silva.pdf2,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons