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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65609

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dc.contributor.advisorSILVA, Eric Moraes de Castro e-
dc.contributor.authorSOUZA, Camila Claudina Mascena de-
dc.date.accessioned2025-08-29T17:48:23Z-
dc.date.available2025-08-29T17:48:23Z-
dc.date.issued2025-07-23-
dc.date.submitted2025-08-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Camila Claudina Mascena de. A Reforma Tributária e o Federalismo Fiscal Brasileiro: análise da substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Papel Redistributivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional /Trabalho de Conclusão de Curso de Direito - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65609-
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) propõe uma analise a respeito dos impactos da Reforma Tributária, instituída pela Emenda Constitucional no 132/2023, sobre o federalismo fiscal brasileiro, com ênfase na substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e no papel do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR) na promoção da equidade federativa. O estudo investiga a evolução histórica do federalismo fiscal no Brasil, diagnosticando as causas institucionais da "guerra fiscal", notadamente a adoção parcial do princípio da origem na tributação do consumo. Os resultados apontam que a nova arquitetura tributária, ao adotar o princípio do destino e a não cumulatividade plena, corrige as principais disfunções do sistema anterior, que alimentavam a competição predatória e aprofundavam as desigualdades regionais. Aponta-se que, embora a reforma represente um avanço paradigmático e o FNDR se configure como um pilar para um novo pacto fiscal cooperativo, o sucesso da transição dependerá da qualidade da legislação infraconstitucional e da capacidade de articulação entre os entes federados, sob o risco de se substituírem antigas distorções por novas fontes de litígio, incluindo a possibilidade de uma nova modalidade de competição fiscal entre os Municípios.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectReforma Tributáriapt_BR
dc.subjectFederalismo fiscalpt_BR
dc.subjectGuerra fiscalpt_BR
dc.subjectImposto sobre Bens e Serviços - IBSpt_BR
dc.subjectFundo Nacional de Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.subjectImposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMSpt_BR
dc.titleA Reforma Tributária e o Federalismo Fiscal Brasileiro: análise da substituição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o papel redistributivo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0719511773343467pt_BR
dc.description.abstractxThis undergraduate thesis analyzes the impacts of the Tax Reform, established by Constitutional Amendment No. 132/2023, on Brazilian fiscal federalism, with an emphasis on the replacement of the Tax on Circulation of Goods and Services (ICMS) with the Tax on Goods and Services (IBS) and the role of the National Regional Development Fund (FNDR) in promoting federative equity. The study investigates the historical evolution of fiscal federalism in Brazil, diagnosing the institutional causes of the "tax war," notably the partial adoption of the origin principle in consumption taxation. The results indicate that the new tax architecture, by adopting the destination principle and full non-cumulativity, corrects the main dysfunctions of the previous system, which fueled predatory competition and deepened regional inequalities. It is concluded that, although the reform represents a paradigmatic advance and the FNDR is configured as a pillar for a new cooperative fiscal pact, the success of the transition will depend on the quality of the implementing legislation and the capacity for coordination among federative entities, under the risk of replacing old distortions with new sources of litigation, including the possibility of a new form of tax competition among municipalities.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Direitopt_BR
dc.degree.departament::(CCJ-DDPE) - Departamento de Direito Público Especializadopt_BR
dc.degree.graduation::CCJ-Curso de Direitopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

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