Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65630
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GOMES, Alex Sandro | - |
dc.contributor.author | ALVES, Felipe Omena Marques | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:40Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T12:21:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-20 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Felipe Omena Marques. Plataforma para promover a autorregulação da aprendizagem e habilidades profissionais. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65630 | - |
dc.description.abstract | Esta tese está amparada na Didática Profissional, que visa contribuir para a elaboração de dispositivos de formação dos trabalhadores, utilizando a análise do trabalho como etapa preliminar essencial na construção formativa, e na autorregulação da aprendizagem, processo ativo e construtivo no qual os estudantes estabelecem estratégias, regulam e controlam sua cognição, empreendendo ações intencionais para aprender. Esta pesquisa tem como objetivo conceber e analisar uma plataforma web composta por mídias digitais e por recursos funcionais para o registro de ações de planejamento, execução e autorreflexão, visando promover a autorregulação da aprendizagem e desenvolver habilidades profissionais. A pesquisa foi conduzida por meio da consolidação dos resultados de seis estudos sucessivos, que abordam revisões da literatura, análises etnográficas do contexto de investigação, processo de concepção e validação da plataforma, bem como a análise da efetividade, da usabilidade e dos benefícios alcançados. Utilizamos o paradigma epistemológico Design Science, uma abordagem realizada por meio da concepção de artefatos para resolver um problema específico em determinado contexto e gerar novo conhecimento científico. A investigação foi realizada em uma instituição pública de ensino localizada no Sertão de Pernambuco, utilizando diferentes técnicas de coleta de dados, tais como análise de documentos, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, registros fotográficos, entre outras. Os resultados obtidos indicam evidências de que a plataforma contribui para a autorregulação da aprendizagem, visto que os planejamentos proporcionaram aumento da percepção sobre o que precisa ser realizado, melhorando a organização das atividades e evitando imprevistos; as auto-observações promoveram a identificação de erros e a realização de ajustes; e as autoavaliações permitiram reflexões sobre as ações empreendidas e os registros dos aprendizados. Os recursos de mídias digitais da plataforma contribuíram para o desenvolvimento de habilidades técnicas, proporcionando observação, prática e experiência do exercício profissional pelos estudantes, permitindo a transição do conhecimento em sua forma predicativa para a forma operatória e contribuindo para a aprendizagem por imersão, “no fazer”. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Autorregulação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de habilidades profissionais | pt_BR |
dc.subject | Competências profissionais | pt_BR |
dc.subject | Didática Profissional | pt_BR |
dc.subject | Etnografia Digital | pt_BR |
dc.subject | Efetividade e usabilidade | pt_BR |
dc.title | Plataforma para promover a autorregulação da aprendizagem e habilidades profissionais | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LAURENDON, Candy Estelle Marques | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9877614399049549 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7188784344595649 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis is grounded in Professional Didactics, which aims to contribute to the development of training tools for workers by using work analysis as an essential preliminary step in the formative process, and in self-regulated learning, an active and constructive process in which students establish strategies, regulate, and control their cognition by undertaking intentional actions to learn. This research aims to design and analyze a web platform composed of digital media and functional resources for recording planning, execution, and self-reflection actions, with the goal of promoting self-regulated learning and developing professional skills. The research was conducted through the consolidation of the results of six successive studies, which include literature reviews, ethnographic analyses of the research context, the platform’s design and validation process, as well as an analysis of the effectiveness, usability, and benefits achieved. We adopted the epistemological paradigm of Design Science, an approach that involves the design of artifacts to solve a specific problem within a given context and generate new scientific knowledge. The investigation was carried out at a public educational institution located in the Sertão region of Pernambuco, using various data collection techniques such as document analysis, questionnaires, semi-structured interviews, photographic records, among others. The results obtained provide evidence that the platform contributes to self-regulated learning, as the planning processes enhanced students’ perception of what needed to be done, improving the organization of activities and preventing unforeseen events; self-observations enabled the identification of errors and the implementation of adjustments; and self-assessments allowed for reflections on the actions undertaken and the learning outcomes recorded. The platform’s digital media resources contributed to the development of technical skills by offering opportunities for observation, practice, and experience of professional tasks by the students, enabling the transition from declarative to operational knowledge and supporting learning through immersion. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/6050113733387823 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Computação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Felipe Omena Marques Alves.pdf | 5,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons