Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65635
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIBONATI, Jeronymo José | - |
dc.contributor.author | LOPES, Cintya de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:40:52Z | - |
dc.date.available | 2025-09-01T12:40:52Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-08-30 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Cintya de Souza. Análise das macrofunções e funções da controladoria nos municípios acima de 50 mil habitantes do Estado da Bahia. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65635 | - |
dc.description.abstract | A controladoria atua como uma ferramenta crucial para a gestão pública municipal, assistindo o administrador na avaliação de resultados. Ela conecta o prefeito a secretarias, departamentos e outras entidades, contribuindo para uma gestão pública mais eficiente, eficaz e efetiva. Para que a controladoria alcance seus propósitos, é vital executar suas macrofunções e funções essenciais. Assim, o estudo se debruçou sobre as macrofunções e funções das controladorias em prefeituras baianas com mais de 50 mil habitantes, totalizando 42 municípios na amostra. A pesquisa foi feita a partir de documentos de 2024, usando dados dos portais de transparência e sites oficiais dos municípios. Notou-se que quatro cidades – Salvador, Alagoinhas, Barra e Barreiras – incorporaram todas as macrofunções. Todos os municípios analisados exibiram ao menos três funções, mas apenas a capital baiana incorporou todas as nove. Por fim, os municípios de Casa Nova e Santo Estevão não evidenciaram a existência de um órgão formal de controladoria no âmbito da administração executiva. Contudo, 95,24 % dos 42 municípios analisados demonstraram estar em conformidade com as orientações legais no que concerne a operação do setor da controladoria nas suas respectivas prefeituras. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Contabilidade | pt_BR |
dc.subject | Controladoria | pt_BR |
dc.subject | Gestão Pública | pt_BR |
dc.subject | Controladoria Municipal | pt_BR |
dc.subject | Macrofunções e Funções da Controladoria | pt_BR |
dc.title | Análise das macrofunções e funções da controladoria nos municípios acima de 50 mil habitantes do Estado da Bahia | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6764396616373892 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The comptroller's office acts as a crucial tool for municipal public administration, assisting the administrator in evaluating results. It connects the mayor to secretariats, departments, and other entities, contributing to a more efficient, effective, and effective public management. For the comptroller's office to achieve its purposes, it is vital to execute its macro-functions and essential functions. Thus, the study focused on the macro-functions and functions of comptrollers' offices in Bahia municipalities with over 50,000 inhabitants, totaling 42 municipalities in the sample. The research was based on 2024 documents, using data from transparency portals and the official websites of the municipalities. It was noted that four cities—Salvador, Alagoinhas, Barra, and Barreiras—incorporated all the macro-functions. All the analyzed municipalities displayed at least three functions, but only the state capital incorporated all nine. Finally, the municipalities of Casa Nova and Santo Estevão did not show evidence of a formal comptroller's office within the municipal executive administration. However, 95.24% of the 42 municipalities analyzed demonstrated compliance with legal guidelines regardi | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DCCA) - Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC CINTYA DE SOUZA LOPES.pdf | 808,59 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons