Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65721

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDANTAS, Ney de Brito-
dc.contributor.authorSEABRA FILHO, Sadi da Silva-
dc.date.accessioned2025-09-03T15:39:17Z-
dc.date.available2025-09-03T15:39:17Z-
dc.date.issued2025-04-15-
dc.identifier.citationSEABRA FILHO, Sadi da Silva. Economia circular nos espaços maker educacionais : repensando um design sustentável através da materialização digital. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65721-
dc.description.abstractEsta tese investiga a aplicação dos princípios da Economia Circular nos Espaços Maker Educacionais, com ênfase na materialização digital e suas contribuições para o desenvolvimento sustentável no design. A pesquisa parte do problema central: como os princípios da Economia Circular podem ser incorporados nos Espaços Maker Educacionais para fomentar projetos circulares, com ênfase na materialização digital? Para responder a essa questão, a pesquisa teve como objetivo geral analisar a inserção desses princípios na estrutura e nas práticas desses espaços, considerando a inovação em design, a otimização de recursos e a transformação de práticas de produção e consumo. Os objetivos específicos incluíram: (i) identificar como a Economia Circular é aplicada em Espaços Maker; (ii) propor um curso de formação para professores da rede pública estadual de Pernambuco voltado para a implementação da Economia Circular nesses ambientes; (iii) avaliar o impacto desse curso no desenvolvimento de projetos sustentáveis; e (iv) elaborar diretrizes de design alinhadas à Economia Circular, adaptadas às especificidades dos Espaços Maker Educacionais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e exploratória, utilizando o Mapeamento Sistemático da Literatura para reunir e analisar estudos sobre a relação entre Economia Circular, Materialização Digital e Espaços Maker. Além disso, foi desenvolvido e implementado um curso de formação para professores da rede pública estadual de Pernambuco, vinculado ao programa INOV.EDU, no qual foram aplicadas estratégias de ensino para capacitação em práticas circulares dentro desses espaços. A análise dos dados coletados foi realizada por meio de observação de vídeos, registros em diário de bordo e avaliação de exercícios e questionários aplicados aos participantes do curso. Os resultados indicam que os Espaços Maker desempenham um papel significativo na transição para modelos produtivos sustentáveis, uma vez que permitem a experimentação com novas tecnologias e materiais, incentivam a cocriação e promovem a conscientização sobre a importância da reutilização e do design regenerativo. Contudo, desafios como a falta de infraestrutura adequada, a necessidade de capacitação continuada e a ausência de políticas públicas e regulamentações específicas ainda dificultam a adoção plena dos princípios da Economia Circular nesses ambientes. A pesquisa conclui que a implementação desses princípios nos Espaços Maker Educacionais pode ser potencializada por meio do fortalecimento de políticas educacionais, do incentivo a iniciativas interdisciplinares e da promoção de práticas sustentáveis que integrem fabricação digital, inovação e responsabilidade ambiental.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectEspaços makerpt_BR
dc.subjectMaterialização digitalpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectDesign circularpt_BR
dc.titleEconomia circular nos espaços maker educacionais : repensando um design sustentável através da materialização digitalpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCORREIA, Walter Franklin Marques-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3451337969863065pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3943497493556232pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis investigates the application of Circular Economy principles in Educational Maker Spaces, with an emphasis on digital materialization and its contributions to sustainable development in design and digital manufacturing. The research is based on the central problem: how can Circular Economy principles be incorporated into Educational Maker Spaces to foster the development of circular projects, with an emphasis on digital materialization? To address this question, the general objective was to analyze the integration of these principles into the structure and practices of these spaces, considering design innovation, resource optimization, and the transformation of production and consumption practices. The specific objectives included: (i) identifying how the Circular Economy is applied in Maker Spaces worldwide; (ii) proposing a training course for teachers in the public education system of Pernambuco, aimed at implementing the Circular Economy in these environments; (iii) evaluating the impact of this course on the development of sustainable projects; and (iv) developing design guidelines aligned with Circular Economy principles, adapted to the specificities of Educational Maker Spaces. The research adopted a qualitative and exploratory approach, using Systematic Mapping of Literature to gather and analyze studies on the relationship between Circular Economy, Digital Materialization, and Maker Spaces. Additionally, a training course was developed and implemented for teachers in the public education system of Pernambuco, linked to the INOV.EDU program, in which teaching strategies were applied to build capacity for circular practices within these spaces. Data analysis was conducted through video observations, diary records, and assessments of exercises and questionnaires completed by course participants. The results indicate that Maker Spaces play a significant role in transitioning to sustainable production models, as they enable experimentation with new technologies and materials, encourage co-creation, and promote awareness of the importance of reuse and regenerative design. However, challenges such as lack of adequate infrastructure, the need for continuous training, and the absence of public policies and specific regulations still hinder the full adoption of Circular Economy principles in these environments. The research concludes that implementing these principles in Educational Maker Spaces can be enhanced through the strengthening of educational policies, encouragement of interdisciplinary initiatives, and promotion of sustainable practices that integrate digital manufacturing, innovation, and environmental responsibility.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3252289006108114pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Sadi da Silva Seabra Filho.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons