Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65739
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | AROUXA, Marilia Gisele da Silva Rizzo | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T16:12:33Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T16:12:33Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-23 | - |
dc.identifier.citation | AROUXA, Marilia Gisele da Silva Rizzo. Uma investigação sobre a prática de um professor de ciências no contexto de uma sala bilíngue para surdos em Recife. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65739 | - |
dc.description.abstract | A educação de surdos no Brasil foi historicamente marcada pela hegemonia ouvinte, que tentou suprimir a língua de sinais. Com os movimentos da comunidade surda por direitos linguísticos e por inclusão educacional, houve uma inserção progressiva no sistema de ensino. Este estudo investigou a eficácia da sala bilíngue como política pública na formação científica de estudantes surdos em aulas de Ciências da Natureza, fundamentando-se em autores como: Ribeiro (2020, 2024), Santana (2019, 2021, 2024), Quadros (2006, 2004, 1997), Perlin (1998, 2014), e Fernandes (1999, 2009, 2003, 2006, 2011, 2014). O lócus da pesquisa foi uma sala bilíngue localizada em Recife-PE, tendo como participantes um docente de ciências e três estudantes surdos regularmente matriculados no 9o ano dos anos finais do Ensino Fundamental. A metodologia qualitativa utilizou triangulação de dados por meio de: análise da prova do Sistema de Avaliação Educacional de Recife (SAERE), entrevistas com professor e alunos, e observações de aulas semanais durante um trimestre. Esse processo permitiu uma análise aprofundada das estratégias pedagógicas no ensino de Ciências para surdos, fornecendo uma compreensão contextualizada das práticas educacionais. Como resultado, o estudo revelou desafios significativos na educação de estudantes surdos, principalmente a escassez de professores de Ciências fluentes em Libras, evidenciando uma disparidade entre as diretrizes oficiais e a realidade escolar, com o professor atuando sem formação específica adequada. Diante dessa limitação, o professor demonstrou preocupação em desenvolver estratégias adaptativas, incluindo o uso intensivo de recursos visuais, criação de sinais temporários para conceitos científicos e implementação de avaliações adaptadas, embora a heterogeneidade dos estudantes represente um desafio adicional significativo. O SAERE apresenta limitações consideráveis para alunos surdos, caracterizadas pela ausência de adaptações adequadas. As questões analisadas demonstram o uso de alguns recursos visuais, no entanto, há ainda espaço substancial para melhorias na contextualização e no detalhamento dos conteúdos. Identificou-se uma distância significativa entre o conteúdo avaliado pelo SAERE e o efetivamente trabalhado em sala de aula, exigindo constantes adaptações curriculares por parte do professor. Os resultados das avaliações diagnóstica e formativa revelam desempenho predominantemente baixo dos alunos surdos, com variações significativas entre diferentes habilidades, evidenciando a necessidade urgente de intervenções pedagógicas e acompanhamento individualizado. A ausência de formações continuadas específicas para a educação de surdos constitui um obstáculo fundamental. Para superá-lo, faz-se essencial uma efetiva mudança paradigmática que transcenda adaptações superficiais, reconhecendo a língua de sinais como um sistema linguístico complexo e valorizando as especificidades culturais da comunidade surda. Somente por meio dessa transformação será possível promover uma educação que não apenas inclua, mas potencialize o desenvolvimento integral dos estudantes surdos, garantindo-lhes pleno acesso ao conhecimento científico. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ensino bilíngue | pt_BR |
dc.subject | Surdos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Uma investigação sobre a prática de um professor de ciências no contexto de uma sala bilíngue para surdos em Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | Deaf education in Brazil has been historically marked by hearing hegemony, which attempted to suppress Sign Language. With deaf movements for linguistic rights and inclusion in the educational sphere, there has been progressive integration of this community into the educational system. This study investigated the effectiveness of bilingual classrooms as public policy in the scientific education of deaf students in Natural Sciences classes, based on authors such as: Ribeiro (2020, 2024), Santana (2019, 2021, 2024), Quadros (2006, 2004, 1997), Perlin (1998, 2014), and Fernandes (1999, 2009, 2003, 2006, 2011, 2014). The research locus was a bilingual classroom located in the city of Recife-PE, with participants including a science teacher and three deaf students regularly enrolled in the 9th grade of the final years of Elementary School. The qualitative methodology used data triangulation through: analysis of the Recife Educational Assessment System (SAERE) test, interviews with teacher and students, and weekly classroom observations during one trimester. This process allowed for an in-depth analysis of pedagogical strategies in Science teaching for the deaf, providing a deep and contextualized understanding of educational practices. As a result, the study revealed significant challenges in deaf student education, particularly highlighting the scarcity of science teachers fluent in Brazilian Sign Language (Libras), evidencing a disparity between official guidelines and school reality, with the teacher working without adequate specific training. Faced with this limitation, the teacher demonstrated concern in developing adaptive strategies, including intensive use of visual resources, creation of temporary signs for scientific concepts, and implementation of adapted assessments, although student heterogeneity represents a significant additional challenge. SAERE presents considerable limitations for deaf students, characterized by the absence of adequate adaptations. The analyzed questions demonstrate some use of visual resources; however, there is still substantial room for improvement in contextualization and content detail. A significant gap was identified between the content assessed by SAERE and what is actually taught in the classroom, requiring constant curricular adaptations by the teacher. The results of diagnostic and formative assessments reveal predominantly low performance among deaf students, with significant variations between different skills, evidencing the urgent need for pedagogical interventions and individualized support. The absence of specific continuing education for deaf education constitutes a fundamental obstacle. To overcome it, an effective paradigmatic change is essential that transcends superficial adaptations, recognizing sign language as a complex linguistic system and valuing the cultural specificities of the deaf community. Only through this transformation will it be possible to promote education that not only includes but also enhances the integral development of deaf students, guaranteeing them full access to scientific knowledge. | pt_BR |
dc.description.abstractx | La educación de sordos en Brasil há estado históricamente marcada por la hegemonía oyente, que intentó suprimir la Lengua de Señas. Con los movimientos sordos por derechos lingüísticos e inclusión en el ámbito educativo, hubo la inserción progresiva de esta comunidad en el sistema educacional. Este estudio investigó la eficacia del aula bilingüe como política pública en la formación científica de estudiantes sordos en clases de Ciencias de la Naturaleza, fundamentándose en autores como: Ribeiro (2020, 2024), Santana (2019, 2021, 2024), Quadros (2006, 2004, 1997), Perlin (1998, 2014), y Fernandes (1999, 2009, 2003, 2006, 2011, 2014). El locus de la investigación fue un aula bilingüe ubicada en la ciudad de Recife-PE, teniendo como participantes a un docente de ciencias y tres estudiantes sordos matriculados regularmente en el 9o año de los años finales de la Enseñanza Fundamental. La metodología cualitativa utilizó triangulación de datos por medio de: análisis de la prueba del Sistema de Evaluación Educacional de Recife (SAERE), entrevistas con profesor y alumnos, y observaciones de clases semanales durante un trimestre. Este proceso permitió un análisis profundo de las estrategias pedagógicas en la enseñanza de Ciencias para sordos, proporcionando una comprensión profunda y contextualizada de las prácticas educacionales. Como resultado, el estudio reveló desafíos significativos en la educación de estudiantes sordos, destacando principalmente la escasez de profesores de ciencias fluentes en Libras (Lengua Brasileña de Señas), evidenciando una disparidad entre las directrices oficiales y la realidad escolar, con el profesor actuando sin formación adecuada específica. Ante esta limitación, el profesor demostró preocupación en desarrollar estrategias adaptativas, incluyendo el uso intensivo de recursos visuales, creación de señas temporales para conceptos científicos e implementación de evaluaciones adaptadas, aunque la heterogeneidad de los estudiantes representa un desafío adicional significativo. El SAERE presenta limitaciones considerables para alumnos sordos, caracterizándose por la ausencia de adaptaciones adecuadas. Las cuestiones analizadas demuestran algún uso de recursos visuales; sin embargo, aún hay espacio sustancial para mejoras en la contextualización y detallamiento de los contenidos. Se identificó una distancia significativa entre el contenido evaluado por el SAERE y lo efectivamente trabajado en el aula, exigiendo constantes adaptaciones curriculares por parte del profesor. Los resultados de las evaluaciones diagnóstica y formativa revelan desempeño predominantemente bajo de los alumnos sordos, con variaciones significativas entre diferentes habilidades, evidenciando la necesidad urgente de intervenciones pedagógicas y acompañamiento individualizado. La ausencia de formaciones continuadas específicas para la educación de sordos constituye un obstáculo fundamental. Para superarlo, se hace esencial un efectivo cambio paradigmático que trascienda adaptaciones superficiales, reconociendo la lengua de señas como un sistema lingüístico complejo y valorando las especificidades culturales de la comunidad sorda. Solamente por medio de esta transformación será posible promover una educación que no apenas incluya, sino que también potencialice el desarrollo integral de los estudiantes sordos, garantizándoles acceso pleno al conocimiento científico. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marilia Gisele Da Silva Rizzo Arouxa.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons