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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65746
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Jose Carlos Miranda da | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-03T16:28:09Z | - |
dc.date.available | 2025-09-03T16:28:09Z | - |
dc.date.issued | 2025-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2025-09-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Jose Carlos Miranda da. “O essencial é invisível para os olhos”: sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65746 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa intitulada: “O essencial é invisível para os olhos”: Sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE, tem como objetivo analisar os sentidos de avaliação mobilizados nos discursos do programa Acerta Brasil, no contexto dos anos iniciais, buscando mapear as redes de significação que atravessam tais discursos e investigar como os discursos do programa circulam no âmbito da Secretaria de Educação do município. A pesquisa é de natureza documental e de campo, tendo como lócus a cidade de Vertentes/PE e como participantes dois coordenadores-formadores da Secretaria de Educação do município. Assim, como procedimentos metodológicos tomamos como perspectiva teórica o pós-estruturalismo, bem como os estudos da abordagem de base analítica do Ciclo Contínuo de Políticas (Ball, 2001), a qual constitui-se num referencial analítico para a análise de programas e políticas educacionais (Mainardes, 2006) Para tanto, a fundamentação teórica se debruça sobre autores como Mendes e Frangella (2014), Silva Filho (2024), Freitas et al. (2017), Luckesi (2011) e Méndez (2002), que oferecem ferramentas para desvelar as tramas discursivas que definem o que pode ser dito, pensado e praticado sobre a avaliação em um dado contexto, em diálogo com as reflexões sobre mercantilização da educação. A análise dos dados revelam uma tensão discursiva. Por um lado, o discurso hegemônico do programa Acerta Brasil mobiliza a avaliação como dispositivo de controle, performatividade e gerencialismo, em um movimento que se alinha à mercantilização da educação. Por outro lado, os discursos dos coordenadores-formadores demonstram um campo de resistência. Suas vozes recontextualizam os sentidos da avaliação, desestabilizando a primazia das métricas e da culpabilização docente, e reintroduzindo a avaliação em um sentido mais formativo. Conclui-se que o Acerta Brasil opera como um artefato discursivo que, embora tente estabilizar sentidos hegemônicos, é constantemente tensionado e ressignificado na prática, evidenciando que a política educacional é um campo vivo de disputas e negociações. | pt_BR |
dc.format.extent | 27p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Acerta Brasil | pt_BR |
dc.subject | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject | Discursos | pt_BR |
dc.title | “O essencial é invisível para os olhos”: sentidos de avaliação nos discursos do Acerta Brasil em Vertentes/PE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7829738488606662 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3082597438365146 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0007-2560-0087 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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